“...falarmos em Idade Antiga ou Média representa uma rotulaç...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Ano: 2019 Banca: UPENET/IAUPE Órgão: Prefeitura de Carnaíba - PE
Q1200367 História
“...falarmos em Idade Antiga ou Média representa uma rotulação a posteriori, uma satisfação da necessidade de se dar nome aos momentos passados. No caso do que chamamos de Idade Média, foi o século XVI, que elaborou tal conceito. Ou melhor, tal preconceito, pois o termo expressava um desprezo indisfarçado em relação aos séculos localizados entre a Antiguidade Clássica e o próprio século XVI. Este se via como o renascimento da civilização greco-latina, e, portanto, tudo que estivera entre aqueles picos de criatividade artístico-literária (de seu próprio ponto de vista, é claro) não passara de um hiato, de um intervalo. Logo, de um tempo intermediário, de uma Idade Média.”   (FRANCO JÚNIOR, Hilário. A Idade Média: Nascimento do Ocidente. 2002.)  
Ao longo desse período, viram-se mudanças profundas na economia, o que viria a ser essencial ao desenvolvimento do capitalismo. Sobre a Economia na Idade Média, analise as afirmativas abaixo:    I.  O período compreendido entre os séculos IV e X caracterizou-se pela “escassez endêmica”, ou seja, por uma pequena produtividade agrícola e artesanal, que acarretava uma baixa disponibilidade de bens de consumo e a consequente retração do comércio.  II.  Durante a Idade Média Central, a produção cresceu devido ao aumento da mão de obra e da área cultivável. Aliava-se a isso a disseminação de diferentes técnicas agrícola, como o sistema trienal, o adubo mineral, os moinhos.  III.  A Baixa Idade Média inaugurou um período de crise generalizada na Europa Ocidental, após uma fase de crescimento econômico no século XIV, em decorrência, dentre outros fatores, do excesso demográfico, das alterações climáticas e da estagnação tecnológica.    Está CORRETO o que se afirma em
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

A alternativa correta é a A - I, II e III. Vamos entender o porquê de cada afirmativa estar correta.

I. Ao nos referirmos ao período entre os séculos IV e X, observamos o fenômeno da "escassez endêmica", o qual indica uma produção agrícola e artesanal limitada. Essa baixa produtividade resultava em uma reduzida quantidade de bens de consumo, provocando, assim, um declínio no comércio. Este cenário é característico do princípio da Idade Média, marcado por uma estrutura econômica predominantemente rural e autossuficiente.

II. Durante o período conhecido como Idade Média Central, houve um crescimento na produção que pode ser atribuído ao aumento da força de trabalho e à expansão das áreas de cultivo. Este incremento produtivo foi possível também graças à adoção de diversas inovações técnicas agrícolas, como o sistema trienal de rotação de culturas, a introdução de adubos minerais e o uso de moinhos. Esses avanços representam um período de desenvolvimento agrícola significativo na Idade Média.

III. A chamada Baixa Idade Média foi marcada por uma fase de crise generalizada na Europa Ocidental. Após um século XIV de crescimento econômico, o continente enfrentou diversos problemas, como superpopulação, mudanças climáticas adversas e estagnação tecnológica, o que contribuiu para um declínio econômico. Este período foi também afetado por eventos como a Peste Negra e conflitos sociais, que agravaram a situação de crise.

Portanto, todas as afirmativas apresentam uma visão correta dos diferentes períodos e transformações econômicas durante a Idade Média, explicando assim a escolha da alternativa A como a correta.

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

Péssima redação do Item III. Vamos lá:

1º - A Baixa Idade Média é um período que se estende desde o século XI ao século XV e, durante a sua fase inicial, foi marcada por trazer inovações tecnológicas que modificaram a vida da sociedade (aumento da produtividade agrícola, levando ao crescimento demográfico etc.).

2º Foi durante a Baixa Idade Média que houve o período conhecido como Renascimento Comercial e Renascimento Urbano, fomentado pelo movimento das Cruzadas.

Esses períodos são anteriores ao século XIV... Como pode estar certo um item que afirma que o século XIV foi de desenvolvimento, sendo que, foi nesse período que ocorreram motivos centrais de desestabilização do feudalismo: Crise agrícola (1300 - 1320) causando FOME; peste negra (1347); início da Guerra dos Cem Anos (1337) ...

Fonte: Oficina de História - Flávio de Campos e Regina Claro

Banca fraca (para não dizer outra coisa)

GAB. OFICIAL ---> letra A (não concordo, eu coloquei e continuo com a letra B)

III. A Baixa Idade Média inaugurou um período de crise generalizada na Europa Ocidental, após uma fase de crescimento econômico no século XIV, em decorrência, dentre outros fatores, do excesso demográfico, das alterações climáticas e da estagnação tecnológica.  

Considerei esta opção errada, pois ele utilizou o termo excesso demográfico, ou seja, o primeiro e o maior surto de peste negra ocorreu entre 1348 e 1350, mas outros surtos aconteceram ao longo de todo o século XIV, "As estimativas mais tradicionais falam que cerca de 1/3 da população europeia morreu".

Veja mais sobre "Peste negra" em: https://brasilescola.uol.com.br/historiag/pandemia-de-peste-negra-seculo-xiv.htm

excesso demográfico: o crescimento elevado da população do mundo ou de um determinado território ou região.

A II está errada: eles não conheciam ainda o adubo mineral. Até o século XIX só se usava esterco.

Eu acertei mas, a III esta errada, talvez a banca tenha viés ideológico sobre a Idade Media.

III - errada no meu ponto de vista tem mta coisa q não bati, dai marco letra B

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo