Os exercícios terapêuticos são utilizados pelo fisioterapeu...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q997718 Fisioterapia
Os exercícios terapêuticos são utilizados pelo fisioterapeuta nas mais variadas disfunções. As sobrecargas e forças são colocadas no sistema corporal de modo controlado, progressivo e apropriado, com a finalidade de melhorar a função global do paciente nas demandas das atividades da vida diária. Entre as metas do exercício terapêutico está a prevenção de disfunção. Assinale a alternativa que corresponde a outra meta do exercício terapêutico.
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

```html

A alternativa C - Melhora ou manutenção da força é a correta. Vamos entender o porquê.

Os exercícios terapêuticos são uma ferramenta fundamental na prática fisioterapêutica, pois seu objetivo é promover melhorias na função corporal e prevenir disfunções, além de contribuir para a reabilitação do paciente. Entre as várias metas, está a manutenção ou aprimoramento da força, essencial para a execução eficiente das atividades diárias.

Alternativa C: Melhora ou manutenção da força é uma das principais metas do exercício terapêutico, pois músculos mais fortes ajudam na estabilização articular, melhoram a resistência e previnem lesões futuras, tornando essa uma escolha lógica e correta.

Agora, vamos analisar por que as outras alternativas são incorretas:

  • Alternativa A - Instabilidade articular: A estabilidade, e não a instabilidade, é uma meta desejada no tratamento fisioterapêutico. Instabilidades são geralmente problemas a serem corrigidos pelos exercícios, não um objetivo.
  • Alternativa B - Diminuição da flexibilidade: Os exercícios terapêuticos buscam aumentar ou manter a flexibilidade, não diminuí-la, pois uma boa amplitude de movimento é essencial para a funcionalidade e prevenção de lesões.
  • Alternativa D - Aumento da fadiga: O objetivo dos exercícios terapêuticos é melhorar a resistência e a tolerância ao esforço, reduzindo a fadiga, e não o contrário. Fadiga excessiva pode ser um sinal de sobrecarga ou inadequação no planejamento dos exercícios.
  • Alternativa E - Desenvolvimento psicológico: Embora os exercícios possam ter efeitos benéficos no bem-estar psicológico, este não é o foco principal dos exercícios terapêuticos, que são direcionados principalmente para aspectos físicos e funcionais.

Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!

```

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo