Considerando as fontes do Direito Administrativo como regra...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q1134910 Direito Administrativo
Considerando as fontes do Direito Administrativo como regras ou comportamentos que provocam o surgimento de uma norma posta, assinale a alternativa que apresenta a descrição incorreta de fontes dispostas na doutrina.
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Vamos ao exame de cada assertiva:

a) Errado:

Não é verdade que o Direito Administrativa esteja regulado em legislação única. Pelo contrário, diferentemente do que se opera em diversos ramos do Direito, nos quais as normas são reunidas em um "código", no Direito Administrativo a legislação é esparsa, constante de inúmeros diplomas legislativos.

b) Certo:

A definição ora apresentada, acerca dos costumes, se mostra escorreita, como se pode depreender, por exemplo, do conceito proposto por Rafael Oliveira, que é no mesmo sentido:

"Os costumes revelam o comportamento reiterado e constante do povo, encontrado em determinado espaço físico e temporal, que possui força coercitiva."

c) Certo:

Realmente, a jurisprudência pode ser conceituada como um conjunto reiterado de decisões judiciais sopre um dado tema, que se mostram no mesmo sentido e conteúdo. Trata-se, de fato, de importante fonte do Direito, sobretudo considerando-se a força vinculante de julgados provenientes do STF (ações diretas de inconstitucionalidade e declaratórias de constitucionalidade, bem como pela edição de súmulas vinculantes).

d) Certo:

Acertada, uma vez mais, a noção conceitual exposta neste item, acerca da doutrina, consiste em opiniões de estudiosos acerca das normas e institutos, que vem a ser tida como uma das fontes do Direito Administrativo.


Gabarito do professor: A

Referências Bibliográficas:

OLIVEIRA, Rafael Carvalho Rezende. Curso de Direito Administrativo. 5ª ed. São Paulo: Método, 2017, p. 23.

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

GABARITO A

O erro da alternativa encontra-se no trecho "reunidas em legislação única".

Segundo Vicente Paulo e Marcelo Alexandrino:

"A lei é a fonte principal do direito administrativo brasileiro, haja vista a importância do principio da legalidade nesse campo. Quando se fala em "lei" como fonte de direito administrativo, estão incluídos nesse vocábulo a Constituição - sobretudo as regras e princípios administrativos nela vazados -, os atos de natureza legislativa que diretamente derivam da Constituição (leis, medidas provisórias, decretos legislativos etc.) e os atos normativos infralegais, expedidos pela administração pública nos termos e limites das leis, os quais são de observância obrigatória pela própria administração."

Fontes do Direito Administrativo:

As fontes indicam a origem/procedência das normas e princípios de Direito Administrativo. Podemos dizer que, constituem todos os elementos, de onde surgem normas de direito administrativo, compreendendo quaisquer manifestações, escritas ou não, que geram efeitos jurídico-administrativos.

1) Lei: Constituição e lei em sentido estrito (fontes primárias); demais normas (fontes secundárias).

2) Doutrina: Teses e teorias (fonte secundária ou indireta).

3) Jurisprudência: Reiteradas decisões semelhantes não vinculantes ( fonte secundária e não escrita); decisões vinculantes e com eficácia erga omnes (fontes principais).

4) Costume e praxe administrativa: Apenas se não for contra a lei (fonte secundária e não escrita).

Outras fontes: tratados internacionais, princípios.

OBS: A doutrina majoritária entende que as súmulas vinculantes possuem caráter normativo, sendo assim são FONTES PRIMÁRIAS, vinculam e são de observância obrigatória.

Fonte: Estratégia Concursos.

Gabarito: Alternativa A

a) INCORRETA - A lei como fonte do direito administrativo pode estar contida/ prevista na CF (LC, ordinárias, MPs e Leis delegdas) e nos atos normativos infralegais (decretos regulamentares, portarias, etc).

É fonte principal, primária e escrita.

b) CORRETA - Costumes são o conjunto de regras informais observadas de forma uniforme.

Quando não contrariam a lei, são fontes secundárias, indiretas, inorganizadas, não escritas ou subsidiárias do Direito Administrativo.

Perderam força por conta do princípio da legalidade.

Só são aplicáveis como fonte do Direito se:

(i) For aplicado durante longo período de tempo; (ii) Não for contrário à lei; e (iii) Existir uma consciência de sua obrigatoriedade.

c) CORRETA - Jurisprudência é conjunto de decisões sobre um mesmo assunto pelos tribunais judiciários e administrativos (Trinbunais de contas, por exemplo).

Não tem força vinculante para a Adm. podendo esta decidir diferente.

É fonte secundária (ou subsidiária).

d) CORRETA - Doutrina é formada por construções e reflexões dos teóricos do Direito, fonte secundária ou subsidiária.

→ Costuma ser levada em conta na elaboração das normas pelo Legislativo, na interpretação pelo Judiciário no julgamento de litígios. 

Bons estudos.

Gabarito letra A. Alternativa incorreta.

A lei, enquanto fonte do direito, demonstra que o Direito Administrativo é composto por um conjunto de normas reunidas em legislação única. O Direito Administrativo pátrio, assim como ocorre na maioria dos países modernos, não está organizado em um diploma único. Nosso Direito Administrativo não está codificado. MAZZA.

É só pensar no sentido que a Lei que vigora sobre os servidores públicos é diferente da Licitação, dentre tantas outras.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo