Considerando o disposto no Decreto nº 1.171/94, que aprova o...
Considerando o disposto no Decreto nº 1.171/94, que aprova o Código de Ética Profissional do Servidor Público Civil do Poder Executivo Federal, e na Lei nº 2.848/40, que institui o Código Penal, analise o caso a seguir.
Bento, servidor público federal, ao consultar seu extrato bancário, identificou um depósito equivocado no valor de R$5.000,00. Ao comparecer à sua Instituição financeira para comunicar sobre o engano, um funcionário do banco lhe disse, com base nas normas acima e acertadamente, que se caso não devolvesse o dinheiro, Bento estaria infringindo o Código de Ética uma vez que, como servidor público:
- Gabarito Comentado (0)
- Aulas (4)
- Comentários (12)
- Estatísticas
- Cadernos
- Criar anotações
- Notificar Erro
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
Alternativa B
O Peculato Mediante Erro de Outrem é um crime previsto no artigo do brasileiro. Este crime ocorre quando um funcionário público se apropria de algo que não lhe pertence, mas o faz de boa-fé, acreditando que aquilo é de sua propriedade ou que está autorizado a fazer a apropriação.
Essa foi boa.
Se alguém puder comentar sobre a questão, na alternativa B fala de peculato mediante erro de outrem, mas não ficou claro para min se ele usou a função publica para apoderar-se do dinheiro.
LETRA B).
Boa questão.
A função pública integra a vida do cidadão-servidor. Portanto, atitudes fora do local de trabalho e/ou a não observância de princípios éticos e morais podem acrescer ou diminuir o seu bom conceito na vida funcional.
Questão bem interessante!
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo