Atente para as seguintes afirmações: I. Destituídos de...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q97362 Português
Atente para as seguintes afirmações:

I. Destituídos de qualquer qualidade pessoal, os homens-placa, em sua função mais recente, funcionam como meros sinalizadores físicos da localização dos negócios.
II. No terceiro parágrafo, as referências à Estátua da Liberdade, Marilyns e Kennedys mostram como a propaganda se vale de imagens estereotipadas para incutir prestígio em certos produtos.
III. A despersonalização a que se submetem os homens e mulheres-placa só não é maior do que a que sofre um guardador de carros.

Em relação ao texto, está correto o que se afirma em
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

I.CORRETO
"Destituídos de qualquer qualidade pessoal, os homens-placa, em sua função mais recente, funcionam como meros sinalizadores físicos da localização dos negócios"
Esse é o entendimeto que se pode extrair da leitura do texto quando diz que a função é mostrar a direção do empreendimento imobiliário com o uso de placas sinalizadoras e de trajes animados (cabeleira azul, movimentos repetitivos).

II.CORRETO
No terceiro parágrafo, as referências à Estátua da Liberdade, Marilyns e Kennedys mostram como a propaganda se vale de imagens estereotipadas para incutir prestígio em certos produtos.
Apesar de o verbo está no presente "como a propaganda se vale" e no texto referie-se aos personagens com o uso do verbo no pretétito, ainda sim pode se inferir da leitura que ainda hoje é utilizado imagens estereotipadas para difundir algum empreendimentos, por exemplo o uso de coletes coloridos, de pessoas trajadas de palhaços, com perucas, usam quase de tudo para chamar a atenção dos clientes.

III.INCORRETO
"A despersonalização a que se submetem os homens e mulheres-placa só não é maior do que a que sofre um guardador de carros."
Lendo a afirmativa de um outro modo, a despersonalização dos homens-placa é maior do que o dos que os guardadores de carros? Os guardadores de carros precisam usar perucas engraçadas? Precisam usar coletres sinalizadores? De acordo com o texto não.
Então, a despersonalização dos homens-placa é MAIOR do que a despersonalização dos guardadores de carros.
Respeitando opiniões adversas, mas discordo do julgamento do item I, quando afirma "os homens-paca, em sua versão mais recente (...)".  A meu ver o texto não indica isso. Menciona, apenas, que “amarrarem-lhe ao corpo um meio colete de plástico amarelo” é uma versão mais recente que o “velho sistema de ficar ensanduichado entre duas tábuas de madeira”.
 
Em suma, funcionar como “meros sinalizadores físicos da localização dos negócios” não seria uma atividade recente, eis que os homens e mulheres-placa já o fazem isso há tempos.
Não concordo com a alternativa I estar correta, respeitando as demais opiniões é claro.

No período: Ele é o homen- placa porque sua FUNÇÃO... Ora, o fato de o autor caracterizar as vestes dos chamados Homens-Placa, com ares de "crítica", não nos dá margens para interpretarmos que estes sejam destituídos de qualidades pessoais, afinal representam um papel importante para os negócios imobiliários, mesmo que não tenham existência social.


Em minha opinião, quem fez a questão se equivocou ao considerar a alternativa I como correta.
Eu também não concordo com o gabarito atribuído à questão, pois o texto não remete à ideia de que os homens-placa seja destituídos de QUALQUER qualidade pessoal.
Gente, vocês estão fazendo confusão no sentido da expressão "qualquer qualidade pessoal'. O autor e o texto são claros em defini-los pelas vestes, pouco até se importando os apetrechos que irão usar para sua profissão. Em nenhum momento fala-se em qualidade pessoais, as quais se procuramos o significado, teria que ter sido citado qualidades subjetivas inerentes a pessoa que os qualificassem ou os identificassem como seres com algum atributo. Viajar na questão é a pior forma de resolver as questões da FCC de Interpretação. Assim, como outro colega acima que questionou que a função não era recente: se ler com mais afinco, verá que toma-se por "nova" ou "recente" a forma de usar o corpo não mais como sanduiche de anúncio ou venda de ouro e sim como sinalizador de negócios imobiliários.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo