Com relação às constituições e às suas classificações, julgu...
Com relação às constituições e às suas classificações, julgue o item.
A noção de rigidez constitucional, por sua própria
essência, é completamente desvinculada da noção de
constituição formal.
- Gabarito Comentado (1)
- Aulas (1)
- Comentários (9)
- Estatísticas
- Cadernos
- Criar anotações
- Notificar Erro
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
Nesse ínterim, por ter supralegalidade e permanecer sempre acima de todas as outras normas do ordenamento jurídico do país, apenas pode ser modificada por procedimentos especiais que ela, em seu corpo, preveja.
Assim, pode-se afirmar que uma Constituição Formal está intimamente ligada à ideia de rigidez em sua estabilidade, uma vez que a rigidez traduz a ideia de que para ser modificada uma Constituição devem existir procedimentos especiais, mais específicos e difíceis.
Com base no exposto, é possível inferir que a noção de rigidez constitucional, por sua própria essência, é completamente vinculada/entrelaçada da noção de constituição formal.
Logo, assertiva completamente incorreta.
GABARITO DO PROFESSOR: ERRADO
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
CONSTITUIÇÃO FORMAL (PROCEDIMENTAL)
Conjunto de normas que estão inseridas no texto de uma Constituição rígida.
A CF/88, considerada em sua totalidade, é do tipo FORMAL, pois foi solenemente
elaborada por uma Assembleia Constituinte.
GAB.: ERRADO
A classificação constitucional quanto a estabilidade leva em conta o grau de dificuldade de modificação do texto constitucional e está diretamente ligada ao processo de modificação, ou seja, processo formal. Nesta classificação, a constituição pode ser:
Imutável (granítica, intocável ou permanente): o texto não pode ser modificado jamais. Tem a pretensão de ser eterna;
Super-rígida: há um núcleo intangível (cláusulas pétreas), mas as demais normas podem ser alteradas por processo legislativo diferenciado, mais dificultoso que o ordinário. Classificação adotada apenas por Alexandre de Moraes, que considera a CF/88 super-rígida;
Rígida: modificada por procedimento mais dificultoso do que os que modificam as demais leis. Sempre escrita. A CF/88 é rígida, pois exige procedimento especial para sua modificação por meio de emendas constitucionais;
Semirrígida ou semiflexível: para algumas normas, o processo legislativo de alteração é mais dificultoso que o ordinário; para outras, não. Um exemplo é a Carta Imperial do Brasil (1824), que exigia procedimento especial para modificação de artigos que tratassem de direitos políticos e individuais, bem como dos limites e atribuições respectivas dos Poderes. As normas referentes a todas as demais matérias poderiam ser alteradas por procedimento usado para modificar as leis ordinárias;
Flexível: pode ser modificada pelo procedimento legislativo ordinário.
Observação: A maior ou menor rigidez da constituição não lhe assegura estabilidade. Da rigidez constitucional decorre o princípio da Supremacia da Constituição.
Fonte: estratégia concursos.
.
#PEC32NÃO
GAB: ERRADO
obviamente que não, uma vez sendo rígida exige processo legislativo mais complexo, e a ideia de constituição formal nos remete que toda regra contida no texto é considerada constitucional.
A rigidez constitucional é sim vinculada a noção de constituição formal, já que uma constituição formal é necessariamente rígida (e escrita) independente do conteúdo. Portanto gabarito: Errado.
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo