No que diz respeito ao manejo farmacológico da parada cardi...
Assinale a alternativa que completa corretamente as lacunas:
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
“No que diz respeito ao manejo farmacológico da parada cardiorrespiratória (PCR), este pode ser conduzido com vasopressores e antiarrítmicos. O uso de vasopressores tem a finalidade de aumentar a pressão de perfusão coronariana, neste grupo de medicamentos, a Adrenalina deve ser o primeiro fármaco a ser utilizado em qualquer ritmo de parada. Já no grupo dos antiarrítmicos os mais utilizados são Amiodarona e Lidocaína."
A) Incorreta - De forma a completar a lacuna da questão, a alternativa propõe Vasopressina; Amiodarona; Lidocaína, estando em desacordo a Diretriz de Ressuscitação Cardiopulmonar e Cuidados Cardiovasculares de Emergência da Sociedade Brasileira de Cardiologia.
B) Incorreta - De forma a completar a lacuna da questão, a alternativa propõe Vasopressina; Sulfato de magnésio; Atropina, estando em desacordo a Diretriz de Ressuscitação Cardiopulmonar e Cuidados Cardiovasculares de Emergência da Sociedade Brasileira de Cardiologia.
C) Incorreta - De forma a completar a lacuna da questão, a alternativa propõe Adrenalina; Vasopressina; Noradrenalina, estando em desacordo a Diretriz de Ressuscitação Cardiopulmonar e Cuidados Cardiovasculares de Emergência da Sociedade Brasileira de Cardiologia.
D) Incorreta - De forma a completar a lacuna da questão, a alternativa propõe Adrenalina; Noradrenalina; Amiodarona, estando em desacordo a Diretriz de Ressuscitação Cardiopulmonar e Cuidados Cardiovasculares de Emergência da Sociedade Brasileira de Cardiologia.
E) Correta - Conforme Diretriz de Ressuscitação Cardiopulmonar e Cuidados Cardiovasculares de Emergência da Sociedade Brasileira de Cardiologia. Em qualquer ritmo de PCR, a primeira droga a ser utilizada deve ser um vasopressor. Embora o nível de evidência seja limitado, recomenda-se administração de adrenalina 1mg a cada três a cinco minutos, sendo aceitável a administração da primeira dose no segundo ciclo de RCP. Caso haja persistência de FV ou TVSP, apesar da RCP, desfibrilação e vasopressor, indica-se um antiarrítmico, podendo este ser amiodarona (antiarrítmico de escolha) ou lidocaína.
Adrenalina: A adrenalina é um medicamento com potente efeito antiasmático, vasopressor e estimulante cardíaco. Em qualquer ritmo de PCR, a primeira droga a ser utilizada deve ser um vasopressor. Embora o nível de evidência seja limitado, recomenda-se administração de adrenalina
Amiodarona: A amiodarona é um fármaco do grupo dos antiarrítmicos da classe III de amplo espectro e um potente vasodilatador. Prolonga o intervalo QRS no electrocardiograma, prolongando o potencial de ação e diminuindo a frequência cardíaca. Aumenta a irrigação do coração pelos vasos coronários.
Lidocaína: A Lidocaína pode ser considerada para de Fibrilação Ventricular e Taquicardia Ventricular sem pulso que não respondem à desfibrilação. A Lidocaína é um antiarrítmico classe I e bloqueia os canais de sódio, aumentando o limiar de despolarização.
Gabarito: Letra E
GONZALEZ, M. et al.. I Diretriz de Ressuscitação Cardiopulmonar e Cuidados Cardiovasculares de Emergência da Sociedade Brasileira de Cardiologia. Arquivos Brasileiros de Cardiologia, v. 101, n. 2, p. 1–221, ago. 2013.
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
A adrenalina é um vasopressor que tem a finalidade de aumentar a pressão da perfusão coronariana;
A amiodarona e a lidocaína são antiarritmicos.
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo