No contexto da gestão de recursos materiais, “Verticalização...
- Gabarito Comentado (0)
- Aulas (8)
- Comentários (5)
- Estatísticas
- Cadernos
- Criar anotações
- Notificar Erro
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
GABARITO: LETRA B
Estratégicas de aquisição de recursos materiais.
A decisão sobre produzir ou adquirir um item de material no mercado é tomada pela cúpula da organização, considerando os custos e a estrutura envolvida. Nesse contexto, há duas estratégias possíveis: a verticalização e a horizontalização.
• Verticalização → Produz-se (ou tenta-se produzir) internamente tudo o que puder. Essa estratégia foi dominante nas grandes empresas – usualmente denominadas conglomerados, marcadas por uma departamentalização multidivisional, até o final do século passado, no intuito de assegurar a independência de terceiros (ex: General Motors). Mais raramente, há empresas que ainda se esforçam na verticalização de seus negócios (um exemplo seria a Faber-Castell que, na última década, esforçou-se na conquista da autossuficiência no plantio de madeira, matéria-prima na confecção de lápis). No entanto, verticalizar mostrou-se um negócio arriscado, já que se corre o risco da empresa ficar “engessada”, ou seja, a imobilização de recursos e a baixa flexibilidade do processo produtivo podem tornar o negócio pouco flexível.
• Horizontalização → Compra-se de terceiros o máximo de itens que irão compor o produto final. Esta estratégia é a grande tendência das empresas modernas. De modo geral, apenas os processos fundamentais (chamados core processes) não são terceirizados, por razões de segredos tecnológicos. A estrutura horizontalizada é típica do Sistema Toyota de Produção, que remete a terceiros cerca de 75% do processo produtivo.
FONTE: Gestão de Materiais Renato Ribeiro Fenili.
A questão em análise exige que tenhamos conhecimento das classificações ou critérios que regem a administração de recursos materiais.
Possibilidade de fazer ou comprar
Muitas organizações têm de lidar com a decisão sobre produzir ou adquirir os produtos necessários para o desempenho das suas atividades. No que diz respeito, então, à formas de aquisição de materiais, temos duas técnicas possíveis.
Renato Fenili (2014) apresenta as técnicas que podem ser utilizadas:
◼ verticalização: é a técnica que implica na produção interna, isto é, pela própria organização, de todos os materiais necessários ao processo produtivo. Essa técnica é utilizada com o intuito de garantir a independência de terceiros.
Todavia, verticalizar pode ser arriscado, pois pode acabar tornando a organização inflexível.
◼ Horizontalização: diferente da verticalização, essa implica na aquisição do máximo possível de produtos com terceiros. Por meio da horizontalização, a organização mantém consigo apenas os processos fundamentais, por razões de segredos tecnológicos.
Tendo dito isso, não nos resta dúvidas de que a alternativa "B" é a correta.
GABARITO: B
Fonte:
FENILI, R. Administração de Recursos Materiais e Patrimoniais para Concursos Públicos. 3. ed. São Paulo: Método, 2014.
Estrategia de compra
Estratégicas de aquisição de recursos materiais.
Verticalizada – dentro da própria organização
Horizontalizada- compra de foncedores externos
Horizontal : compra no vizinho
vertical: faz na cozinha
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo