De acordo com Magda Soares, uma nova concepção de aprendizag...
De acordo com Magda Soares, uma nova concepção de aprendizagem e ensino da língua escrita ocorre através de mudanças significativas nas concepções de aprendizagem e ensino da língua escrita e vem ocorrendo desde os anos 80, do século anterior. Essa mudança é fruto, fundamentalmente, dos seguintes fatores; analise-os.
I. As ciências linguísticas, a sociolinguística, a psicolinguística, a linguística textual e as análises do discurso começam a ser “aplicadas” ao ensino da língua materna: novas concepções de língua e linguagem, de variantes linguísticas, de oralidade e escrita, de texto e discurso, reconfiguram o objeto da aprendizagem e do ensino da escrita e, consequentemente, o processo dessa aprendizagem e desse ensino.
II. A psicologia genética piagetiana traz uma nova compreensão do processo de aprendizagem da língua escrita, através, particularmente, das pesquisas e publicações de Emília Ferreiro e seus colaboradores, obrigando a uma revisão radical das concepções do sujeito aprendiz da escrita, e de suas relações com esse objeto de aprendizagem – a língua escrita.
III. A teoria do Behaviorismo faz uma importante contribuição para a alfabetização, pois o método sintético se estrutura em suas bases. Insiste, fundamentalmente, em uma correspondência entre o oral e o escrito, entre o som e a grafia. O seu ensino inicia-se de um grau de dificuldade mais simples percorrendo até chegar a um mais complexo, ou seja, o sistema de ensino parte das partes para um todo; primeiro a criança domina o alfabeto, depois as sílabas, as palavras, frases e, finalmente, os textos.
Está correto o que se afirma em
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
A mudança significativa na concepção de aprendizagem e ensino da língua escrita, que vem ocorrendo desde a década de 1980, é explicada por motivos fundamentais que reconfiguraram o processo de aprendizagem e ensino. Esses fatores incluem:
Fator I: As ciências linguísticas, como a sociolinguística, psicolinguística, linguística textual e análises do discurso, começaram a ser aplicadas ao ensino da língua materna. Isso trouxe novas concepções de língua e linguagem, variantes linguísticas, oralidade e escrita, texto e discurso, alterando o objeto da aprendizagem e do ensino da escrita e, consequentemente, o processo dessa aprendizagem e deste ensino.
Fator II: A psicologia genética de Piaget, especialmente através das pesquisas de Emília Ferreiro e seus colaboradores, levou a uma revisão radical das concepções sobre o sujeito aprendiz da escrita e suas relações com a língua escrita, aprimorando a compreensão do processo de aprendizagem da língua escrita.
O Fator III: Behaviorismo, embora tenha contribuições para a alfabetização, não é reconhecido como um fator fundamental na mudança conceitual de ensino da língua escrita que estamos considerando. O método sintético, baseado no Behaviorismo, enfatiza uma correspondência entre o oral e o escrito, partindo do simples para o complexo. No entanto, este não é um dos fatores que contribuíram para a nova concepção de aprendizagem e ensino da língua escrita discutida por Magda Soares.
Portanto, as afirmações corretas são as dos Fatores I e II.
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
I E III CORRETAS
I e II
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo