De acordo com a teoria dos dois fatores — motivação e higien...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q244026 Administração Geral
Acerca de objetivos, desafios e características da gestão de pessoas e de comportamento organizacional, julgue os próximos itens.

De acordo com a teoria dos dois fatores — motivação e higiene —, o oposto de satisfação não é a insatisfação. Ainda segundo essa teoria, a eliminação dos aspectos de insatisfação de um trabalho não o torna necessariamente satisfatório.
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

Ao contrário de outros pensadores, como Abraham Maslow, que tentavam explicar as necessidades humanas em diversos campos, a Teoria de Frederick Herzberg foi, desde o início, baseada no estudo das atitudes e motivações dos funcionários dentro de uma empresa.Herzberg desenvolveu um estudo para tentar entender os fatores que causariam insatisfação e aqueles que seriam os responsáveis pela satisfação no ambiente de trabalho. O resultado destes estudos foi pela primeira vez publicado em 1959, sob o título "a motivação para trabalhar - The Motivation to Work"
Os estudos incluíram pesquisas, onde os trabalhadores de diversas empresas eram estimulados a explicitar quais seriam os fatores que os desagradavam, assim como os que os agradavam na empresa. Os fatores que agradavam ao funcionário foram chamados de Motivadores. Aqueles que desagradavam levaram o nome de fatores de Higiene. Por isso, a teoria é mais conhecida como "a Teoria dos dois fatores de Herzberg: Motivação - Higiene".
Os fatores de Higiene São aqueles que são necessários para evitar a insatisfação no ambiente de trabalho, mas por outro lado não são suficientes para provocar satisfação.
Para motivar um funcionário,  não basta, para Herzberg, que os fatores de insatisfação estejam ausentes. Pelo contrário, os fatores de satisfação devem estar bem presentes. 
 
Fatores que levam à insatisfação Fatores que levam à satisfação
Política da Empresa Crescimento
Condições do ambiente de Trabalho Desenvolvimento
Relacionamento com outros funcionários Responsabilidade
Segurança Reconhecimento
Salário Realização

http://www.portaldomarketing.com.br/Artigos/Teoria%20de%20Herzberg.htm
O oposto de satisfação conhecido por Herzberg é a NÃO-INSATISFAÇÃO. Os aspectos higiênicos quando estão presentes a pessoa não percebe (não-insatisfação) e quando ausentes gera insatisfação. 
A eliminação dos aspectos de insatisfação de um trabalho não o torna necessariamente satisfatório, pois para que haja satisfação no trabalho é preciso que alguns destes fatores ocorram: realização, reconhecimento, trabalhos desafiadores, crescimento/desenvolvimento, responsailidade,  o próprio trabalho (vinculado àquilo que se faz).
Juliana,
O oposto de satisfação, segundo Herzberg, é a NÃO - SATISFAÇÃO.

Segundo Herzberg " o oposto de satisfação profissional não é a insatisfação, mas ausência de satisfação profissional. Também o oposto da insatisfação profissional é a ausência dela e não a satisfação".
Praticamente tirado do livro Idalberto Chiavenato.
Rafael, minha referência bibliográfica: Gestão de Pessoas para Concursos, de Enrique Rocha, Cristiana Duran e Karina da Rocha. Acredito que elem estejam certos.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo