De acordo com o Referencial Curricular Nacional para a Educ...
Marque a alternativa CORRETA em que se denota uma consequência do ambiente acima descrito para as crianças.
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
Gabarito: Letra C - Períodos longos de espera entre um cuidado e outro, sem que a singularidade e individualidade de cada criança seja respeitada.
Para resolver essa questão, é fundamental conhecer o Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil (RCNEI) e compreender a perspectiva que ele apresenta sobre o desenvolvimento infantil. O RCNEI orienta que a educação infantil deve considerar a criança como um ser ativo, capaz e repleto de potencialidades, e não como um indivíduo passivo e dependente.
O ambiente descrito na questão, ao contrário, sugere uma visão obsoleta da criança, tratando-a como se fosse frágil e dependente, e privilegiando um sistema de rotinas rígidas. Isso resulta na pouca consideração pela individualidade e singularidade de cada criança, pois em um sistema rígido, o tempo e o ritmo são uniformizados, ignorando as necessidades individuais.
Por isso, a alternativa correta é a Letra C, pois reflete essa consequência negativa: "Períodos longos de espera entre um cuidado e outro, sem que a singularidade e individualidade de cada criança seja respeitada". Neste cenário, as crianças são obrigadas a seguir os procedimentos estabelecidos pelo adulto sem flexibilidade, o que leva a longos períodos de espera que não levam em conta as diferenças entre cada criança, como seus interesses, ritmos e necessidades.
Assim, é importante, ao trabalhar com educação infantil, promover um ambiente acolhedor e flexível que respeite e apoie o desenvolvimento de cada criança como um ser único e ativo em seu processo de aprendizagem.
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
Períodos longos de espera entre um cuidado e outro, sem que a singularidade e individualidade de cada criança seja respeitada.
Há práticas que privilegiam os cuidados físicos, partindo de concepções que compreendem a criança pequena como carente, frágil, dependente e passiva, e que levam à construção de procedimentos e rotinas rígidas, dependentes todo o tempo da ação direta do adulto. Isso resulta em períodos longos de espera entre um cuidado e outro, sem que a singularidade e individualidade de cada criança seja respeitada. Essas práticas tolhem a possibilidade de independência e as oportunidades das crianças de aprenderem sobre o cuidado de si, do outro e do ambiente. Em concepções mais abrangentes os cuidados são compreendidos como aqueles referentes à proteção, saúde e alimentação, incluindo as necessidades de afeto, interação, estimulação, segurança e brincadeiras que possibilitem a exploração e a descoberta.
Pagina 18 do RCNEI
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo