A estrutura tarifária de energia define a forma com que os p...
A estrutura tarifária de energia define a forma com que os preços definidos pelo nível tarifário serão apresentados aos consumidores. Avalie as afirmativas a seguir e assinale a alternativa CORRETA que represente as tarifas de controle indireto da demanda.
I. Tarifa monômia: nesta tarifa o consumidor concorda em ser desconectado sempre que exista dificuldade de fornecimento de energia por parte da empresa concessionária.
II. Tarifa binômia: o preço fica em função da medida física, geralmente a energia consumida, independente do tempo ou período de consumo.
III. Tarifa horo-sazonal: chamadas também de tarifas spot, são aquelas que os valores variam em períodos curtos de tempo.
IV. Tarifa instantânea: existe um maior carregamento das redes de transmissão em um determinado horário (horário de “ponta” ou “pico”). Os preços são diferenciados: um preço dentro e um preço fora do horário de “ponta” ou “pico”; além de diferenciação dos preços nos períodos do ano “seco” e “úmido”.
V. Tarifa interruptível: o preço fica em função de um componente de energia e outro de potência, geralmente a energia consumida, independente do tempo ou período de consumo.
Assinale a alternativa CORRETA: