Em decorrência de déficit ou superávit financeiro no exercíc...
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
Conforme o MCASP 9ª Edição,
O equilíbrio entre receita prevista e despesa fixada no Balanço Orçamentário pode ser verificado (sem influenciar o seu resultado) somando-se os valores da linha Total e da linha Saldos de Exercícios Anteriores, constantes da coluna Previsão Atualizada, e confrontando-se esse montante com o total da coluna Dotação Atualizada.
Logo, se houver desequilíbrio afetará a relação entre a Previsão Atualizada e a Dotação Atualizada.
Gabarito: A
Conforme o professor Giovanni Pacelli, a única fonte para abertura de crédito adicionais que gera desequilíbrio no Balanço Orçamentário é o superavit financeiro apurado em balanço patrimonial do exercício anterior.Haverá uma diferença entre as colunas Previsão atualizada e Dotação atualizada.O valor em excesso na coluna Dotação atualizada aparecerá na linha Recursos de ano Anterior no balanço orçamentário que será utilizado para abertura de crédito adicionais.
Gab: A
É importante destacar que em decorrência da utilização do superávit financeiro de exercícios anteriores para abertura de créditos adicionais, apurado no Balanço Patrimonial do exercício anterior ao de referência, o Balanço Orçamentário demonstrará uma situação de desequilíbrio entre a previsão atualizada da receita e a dotação atualizada.
(...)
Esse desequilíbrio ocorre porque o superávit financeiro de exercícios anteriores, quando utilizado como fonte de recursos para abertura de créditos adicionais, não pode ser demonstrado como parte da receita orçamentária do Balanço Orçamentário que integra o cálculo do resultado orçamentário. O superávit financeiro não é receita do exercício de referência, pois já o foi em exercício anterior, mas constitui disponibilidade para utilização no exercício de referência.
Fonte: MCASP 10 Edição
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo