Para a consolidação da organização da atenção nutricional, ...
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
Para entender essa questão, é importante conhecer a Política Nacional de Alimentação e Nutrição (PNAN), que visa integrar a atenção nutricional no Sistema Único de Saúde (SUS) respeitando os direitos humanos à saúde e à alimentação.
A questão pede para julgar uma afirmação sobre a consolidação da organização da atenção nutricional. A afirmação sugere que famílias e comunidades deveriam ser vistas como "sujeitos individuais" com características distintas.
Gabarito: E (errado)
Justificativa:
A afirmação está incorreta porque, dentro das diretrizes da PNAN, famílias e comunidades não são tratadas como "sujeitos individuais", mas como coletivos que têm suas próprias dinâmicas e necessidades. A abordagem da PNAN considera a inter-relação e interdependência entre os indivíduos, as famílias e as comunidades, tratando-os de forma integrada para promover a saúde e a alimentação.
Por que a alternativa "C" (certo) está incorreta:
Se a afirmação fosse correta, isso significaria que o foco estaria em cada família ou comunidade individualmente, sem considerar o contexto mais amplo em que estão inseridos. No entanto, a PNAN enfatiza a importância de uma abordagem mais holística e coletiva.
Compreender essa diferenciação é fundamental, pois a política pública de nutrição no SUS busca uma intervenção que seja o mais integrada e abrangente possível, reconhecendo que as questões de saúde e nutrição são influenciadas por múltiplos fatores e não podem ser tratadas isoladamente.
Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
A atenção nutricional tem como sujeitos os indivíduos, a família e a comunidade. Os indivíduos apresentam características específicas e entre os elementos de sua diversidade está a fase do curso da vida em que se encontram, além da influência da família e da comunidade em que vivem. Todas as fases do curso da vida devem ser foco da atenção nutricional, no entanto cabe a identificação e priorização de fases mais vulneráveis aos agravos relacionados à alimentação e nutrição.
As famílias e comunidades devem ser entendidas como “sujeitos coletivos” que têm características, dinâmicas, formas de organização e necessidades distintas, assim como apresentam diferentes respostas a fatores que possam lhes afetar. Também devem ser consideradas as especificidades dos diferentes grupos populacionais, povos e comunidades tradicionais, como a população negra, quilombolas e povos indígenas, entre outros, assim como as especificidades de gênero.
Política Nacional de Alimentação e Nutrição 1 edição 2013
Sujeitos coletivos
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo