Posicionar uma criança de lado seguida de pancadas repetiti...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q1051699 Enfermagem
Posicionar uma criança de lado seguida de pancadas repetitivas no tórax para eliminação de muco pode ser muito útil, quando o paciente apresenta
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Antes de analisar a questão, gostaria enfatizar que é necessário que o aluno tenha conhecimento sobre cuidados de enfermagem. Quando a criança apresenta congestão respiratória, ela apresenta dificuldade para respirar e tossir (LETRA A) e, portanto podemos posicionar a criança de lado seguida de pancadas repetitivas no tórax para eliminação de muco.

A) CORRETO. Congestão respiratória sem conseguir tossir sozinha.

B) INCORRETO. Crise convulsiva parcial com excesso de baba. Nesse caso é indicado posicionar a criança com a cabeça lateralizada para evitar broncoaspiração.

C) INCORRETO. Episódios de convulsão grave e soluço intermitente. Nesse caso é indicado posicionar a criança com a cabeça lateralizada para evitar broncoaspiração.

D) INCORRETO. Crise convulsiva de ausência com presença de vômito. Nesse caso é indicado posicionar a criança com a cabeça lateralizada para evitar broncoaspiração.

E) INCORRETO. Parada cardiorrespiratória com presença de vômito. Nesse caso devem-se iniciar as manobras de massagem cardíaca e avaliar as vias aéreas para verificar a possibilidade de propiciar uma ventilação, que pode ser prejudicada pelo vômito.

GABARITO DO PROFESSOR: Letra A.

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

A alternativa correta é a letra A, pois a posição de lado seguida de pancadas repetitivas no tórax é uma técnica conhecida como "manobra de Heimlich". Ela é indicada para casos de congestão respiratória em que a pessoa não consegue tossir para expelir o objeto obstruindo as vias aéreas. A técnica consiste em comprimir o diafragma e aumentar a pressão intratorácica, forçando a expulsão do objeto. É importante lembrar que essa manobra deve ser realizada por um profissional capacitado e treinado para evitar possíveis complicações.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo