Entre as teorias motivacionais focadas em necessidades, uma ...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q244027 Administração Geral
Acerca de objetivos, desafios e características da gestão de pessoas e de comportamento organizacional, julgue os próximos itens.

Entre as teorias motivacionais focadas em necessidades, uma das mais importantes é a de McClelland, que trata das necessidades individuais de realização, de poder e de associação
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

TEORIA DA CONTIGÊNCIA E DA MOTIVAÇÃO  - DAVID MAcCLELLAND

Segundo o autor,  são as necessidades pessoais e os interesses pessoais que motivam as pessoas a adotar certos comportamentos , ou seja o próprio indivíduo direciona os seus objetivos visando realizações futuras.

Para tanto devem ser considerados três fatores:

- Necessidade de Realização: desejo de concretizar os feitos e atingir níveis de excelências;
- Necessidades de Aflição: desejo de fazer parte de um grupo social;
- Necessidade de Poder: desejo de tomar decisões e ser capaz de afetar a vida das pessoas. 

David McClelland, através da Teoria da motivação pelo êxito e/ou medo, destaca três motivos (necessidades) que orientam a dinâmica do comportamento humano, como está demonstrado na tabela a seguir.

Teoria da motivação pelo êxito e/ou medo (McClelland):

Necessidade/Meio de Satisfação:

* Realização - competir como forma de auto-avaliação;
* Afiliação - relacionar-se cordial e afetuosamente;
* Poder - exercer influência.

Esta teoria sustenta que diferentes indivíduos tem diferentes níveis de cada motivo, mas nunca a inexistência de qualquer deles, em especial o da realização (motivação pelo êxito), aprendido inicialmente na infância.

Esses motivos têm relação íntima à resolução de problemas. Sendo assim, quando o indivíduo obtém sucesso, utilizando-se de determinado meio (motivo), tenderá a repetí-lo para a solução de outros problemas, o que caracterizará o estilo da pessoa.

A teoria de McClelland equivale aos níveis mais elevados da hierarquia de Maslow e se aproxima dos fatores motivacionais de Herzberg e, a exemplo deles, também não teve seus pressupostos comprovados científicamente.
Fonte: http://www.htmlstaff.org/xkurt/projetos/portaldoadmin/modules/news/article.php?storyid=1005

Questão CORRETA.

Segue um resumo desta teoria segundo ROBBINS:

Teoria das necessidades de McClelland

Enfoca três necessidades:
  1. Necessidade de realização: busca da excelência, de se realizar em relação a determinados padrões, de lutar pelo sucesso. Os grandes realizadores de destacam das outras pessoas pelo seu desejo de fazer melhor as coisas. Eles buscam situações em que possam assumir responsabilidades de encontrar soluções  para os problemas, receber rápido feedback para saber se estão melhorando e estabelecer metas moderadamente desafiadoras.
 2. Necessidade de poder:necessidade de fazer com que os outros se comportem de um modo que não fariam naturalmente. É o desejo de impactar, de ter influência e de controlar as outras pessoas. Os indivíduos que tem estas necessidades em alta gostam de estar no comando, buscam influenciar sobre os outros, preferem estar em situações competitivas e de status e tendem a se preocupar mais com prestigio e a influência do que propriamente com o desempenho eficaz. 
  1.  Necessidade de associação: desejo de relacionamentos interpessoais próximos e amigáveis.


McClelland propôs uma teoria da motivação, intimamente ligada aos conceitos de APRENDIZAGEM. Acreditava que muitas necessidades são adquiridas da cultura e defendia que todas as pessoas apresentam componentes relacionados aos 3 grupos de necessidades bem descritos pelos colegas (Afiliação, Poder e Realização), mas em diferentes graus, o que serve para diferenciá-las umas das outras naquilo que buscam e naquilo que é capaz de motivá-las.
A principal afirmação dessa teoria é a de que as necessidades são aprendidas quando se enfrenta o meio e, como decorrência, o comportamento recompensado tende a se repetir mais frequentemente. Como resultado desse processo de aprendizagem, os indivíduos desenvolvem seu comportamento e desempenho.
As consequências são significativas para os administradores. Se as necessidades dos empregados puderem ser medidas com exatidão, as organizações poderão melhorar os processos de seleção e de alocação pessoal. Nesse sentido, segundo os autores, é importante identificar as atitudes necessárias para se realizar um conjunto de tarefas com eficácia e depois determinar que características individuais estão mais ligadas a essas atitudes.


Fonte: Gestão de Pessoas II- Enrique Rocha, Katarina Rocha e Cristiana Duran

Teoria da Motivação para Realização de McClelland
Essa teoria baseia-se no conceito de três grupos de necessidades e de motivos que se desenvolvem socialmente: afiliação, realização e poder.
Todas as pessoas possuem essas necessidades, mas a intensidade de cada grupo varia a cada indivíduo. Vejamos cada necessidade:
Realização: cada indivíduo tem que por à prova seus limites, deve fazer um bom trabalho que mensure as realizações pessoais. As pessoas que possuem muito essa necessidade costumam procurar mudanças na vida, são competitivas, cumprem metas estipuladas.
Afiliação: nessa necessidade, há a preocupação de se estabelecer, manter ou restabelecer relações emocionais positivas com as pessoas.
Poder: essa necessidade é caracterizada pelo forte impulso em exercer autoridade sobre os demais e executar ações poderosas.
Fonte: Prof. Vinícius O. Ribeiro - Especialidade Organizacional - Ponto dos Concursos
Bons estudos

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo