Estabelecer um conjunto de procedimentos e operações técnica...
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
Fonte: e-ARQ Brasil: Modelo de Requisitos para Sistemas Informatizados de Gestão Arquivística de Documentos / Câmara Técnica de Documentos Eletrônicos. 1.1. versão. - Rio de Janeiro : Arquivo Nacional, 2011.
Gabarito do Professor: errado
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
falso, quem visa o controle do ciclo de vida do documento é o SIGAD.
GABARITO: ERRADO
COMENTÁRIO DA PROFESSORA PARA NÃO ASSINANTES
O conceito colocado pela questão está contido no Modelo de Requisitos para Sistemas Informatizados de Gestão Arquivística de Documentos, que é o e-Arq Brasil e faz referência ao Sistema Informatizado de Gestão Arquivística de Documentos - SIGAD.
SIGAD é um conjunto de procedimentos e operações técnicas que visam o controle do ciclo de vida dos documentos, desde a produção até a destinação final, seguindo os princípios da gestão arquivística de documentos e apoiado em um sistema informatizado.
A questão afirma que o conceito apresentado é uma das finalidades do SINAR, que é o Sistema Nacional de Arquivos, o que não corresponde à realidade, pois trata-se do conceito de SIGAD.
FONTE: Serenna Alves, Arquivista do Instituto Federal de Minas Gerais, Formada em Arquivologia pela UnB - Universidade de Brasília e Especialista em Gestão de Documentos, de Arquivologia
O SINAR tem por finalidade implementar a política nacional de arquivos públicos e privados, visando à gestão, à preservação e ao acesso aos documentos de arquivo.
SIGAD: é um conjunto de procedimentos e operações que controlam todo o ciclo de vida dos documentos.
Em termos práticos, um sistema informatizado que pode produzir e gerenciar documentos analógicos, híbridos e digitais, desde a sua produção até a destinação final, garantindo a autenticidade dos documentos.
Além disso, engloba uma série de requisitos voltados a fluxos de trabalho, trilhas de auditoria, práticas voltadas à preservação digital, avaliação e destinação dos documentos, entre outros. Tal cenário permite a produção de documentos nato digitais autênticos e acessíveis ao longo do tempo.
Fonte:
Legislação arquivística
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo