Segundo Libâneo (2013): O planejamento escolar é uma tarefa...
O planejamento escolar é uma tarefa docente que inclui tanto a previsão das atividades em termos de organização e de coordenação em face dos objetivos propostos, quanto à sua revisão e à adequação no decorrer do processo de ensino […] é um processo de racionalização, organização e coordenação da ação docente, articulando a atividade escolar e a problemática do contexto social.
Isso significa que:
- Gabarito Comentado (1)
- Aulas (1)
- Comentários (0)
- Estatísticas
- Cadernos
- Criar anotações
- Notificar Erro
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
Gabarito: Letra D
Ao abordar o tema do planejamento escolar, José Carlos Libâneo destaca sua importância não apenas como uma atividade técnica de preparação das aulas, mas também como um processo que envolve a reflexão crítica sobre a prática educativa em um contexto social mais amplo. Portanto, o planejamento é visto como um elemento essencial na prática docente que se relaciona diretamente com as condições sociais, políticas e econômicas da sociedade.
A alternativa correta, letra D, afirma que os elementos do planejamento escolar estão recheados de implicações sociais e possuem um significado genuinamente político. Esta alternativa está correta porque ressalta a visão de que o planejamento não é apenas uma ferramenta técnica, mas também um ato político que reflete e pode transformar a realidade social. Libâneo coloca o planejamento como um ato consciente de organização e direcionamento da ação educativa, que deve considerar a realidade socioeconômica e ser capaz de promover mudanças sociais.
As outras alternativas não capturam adequadamente a essência da contribuição de Libâneo para o entendimento do planejamento educacional:
- A alternativa A foca no controle do Estado sobre a educação, o que não reflete a totalidade do argumento de Libâneo, que vai além da questão do controle, abordando o papel ativo dos professores no planejamento.
- A alternativa B critica a burocratização do sistema escolar, o que pode ser uma consequência indesejada do planejamento, mas não é o ponto central da discussão de Libâneo sobre a função e o significado do planejamento escolar.
- A alternativa C menciona a relação entre as políticas governamentais e o planejamento escolar, mas não destaca a natureza política do planejamento em si, nem a sua função de articular a atividade escolar com o contexto social, como Libâneo propõe.
Assim, o conhecimento necessário para resolver essa questão envolve a compreensão de que o planejamento escolar é um ato político e social, que deve ser constantemente revisado e adaptado para atender às necessidades da sociedade e contribuir para a transformação social. Compreender as ideias de Libâneo ajuda a perceber a dimensão crítica e transformadora do trabalho docente no planejamento das atividades escolares.
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo