A química analítica está presente em diversas áreas do conhe...
Considerando o texto, assinale a alternativa correta.
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
(A) Errada. A cromatografia gasosa que é usada para determinação de compostos voláteis.
(B) Errada. A função da pré-coluna é proteger a coluna analítica, é feita com o mesmo material da coluna e também é chamada de coluna guarda.
(C) correta.
(D) Errado. Os detectores citados referem-se a cromatografia liquida, já os detectores para cromatografia gasosa podem ser classificados em três mais basicamente: universais, seletivos e os específicos. Universais: Condutividade térmica, Seletivo: ionização em chama (Compostos que ionizam em chama de hidrogênio e ar); Específico: Fotométrico de chama (utilizado na análise de enxofre e fósforo).
(E) Errada. A escolha da fase móvel precisa ser de propriedade adequada para permitir a separação dos compostos de interesse.
a) A cromatografia líquida de alta eficiência é usada, principalmente, para a determinação de compostos voláteis. ERRADA
A HPLC é usada na detecção de compostos de baixa volatinidade e que se degradam à temperatura altas. Já para composto voláteis é mais apropriado a utilização de CG.
b) A pré-coluna é empregada para facilitar a entrada da amostra no injetor automático de um cromatógrafo líquido. ERRADA
A pré-coluna tem finalidade de proteger a coluna principal. Deve conter a mesma fase estacionária da coluna principal; e deve ser trocada periodicamente. (Coluna sacrifício)
c) A fase estacionária mais comum utilizada nas colunas para cromatografia líquida é a C-18, que contém um grupo alquil de 18 carbonos ligado à superfície da sílica. (CORRETA)
Utlizada na cromatografia de fase reversa, onde a fase estacionária tem menor polaridade coimparada à fase móvel;
d) Os detectores de UV/visível e fluorescência são os mais indicados para a cromatografia gasosa.
São utilizados na Cromatografia líquida. (ERRADO)
Na CG os mais utilizados são os detectores de de contutividade térmica (Universais), ionização em chama (amostra é queimada em uma mistura de hidrogênio e ar), detector de captura de elétrons (compostos halogenados)
e) A escolha da fase móvel, na cromatografia líquida, independe do tipo de analito que se pretende quantificar. (ERRADO)
A escoha do fase móvel deve levar em consideração a característica dos analitos.
Letra A: incorreta. Compostos voláteis são normalmente analisados por cromatografia gasosa.
Letra B: incorreta. As principais funções da pré-coluna são: melhorar a qualidade da análise e preservar a coluna cromatográfica. Isso porque a pré-coluna apresenta a mesma FE da coluna cromatográfica e é responsável por reter partículas finas e solutos que se adsorvem fortemente.
Letra C: correta. Conforme estudamos, a coluna C18 é, sem dúvida, a mais aplicada em fase reversa, pois permite desde a separação de substâncias hidrossolúveis e iônicas até substâncias hidrofóbicas.
Letra D: incorreta. Os detectores de UV/visível e fluorescência são utilizados em cromatografia líquida e não em cromatografia gasosa. Letra E: incorreta. A fase móvel (FM) deve ser capaz de eluir (“carregar”) os constituintes da amostra até o final da coluna cromatográfica. Por isso, a escolha da FM é muito dependente do tipo de analito.
Resposta: letra C
Diego Souza
Estratégia Concursos
Só complementando as respostas dos colegas!
A pre- coluna ou coluna de saturação, fica entre a bomba e o injetor, tem a função de saturar os componentes da fase móvel com material da coluna de separação, antes daquela entrar nesta.
A coluna que tem a função de proteger a coluna de separação ou analítica é a coluna de guarda, que na estrutura do aparelho fica anterior a de separação.
Fonte : aulas Professor André Martini e minhas anotações.
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo