A língua utilizada pela população ouvinte é de modalidade o...
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
A alternativa correta para a questão é a alternativa E: minoritário.
A questão aborda a diferença na forma de comunicação entre pessoas ouvintes e surdas. Enquanto ouvintes utilizam a língua oral, no caso do Brasil, a Língua Portuguesa, os surdos se comunicam através de línguas de sinais. Essa diferença coloca os surdos em um grupo linguístico distinto e, dado o contexto da sociedade, esse grupo é considerado minoritário.
Vamos analisar as alternativas:
A - Inseridos: Esta alternativa está incorreta porque, embora os surdos façam parte da sociedade, o termo "inseridos" não reflete a realidade dos desafios e obstáculos que enfrentam em termos de acessibilidade e comunicação.
B - Gestual: Embora as línguas de sinais utilizem gestos, a linguagem não se resume apenas a isso. Ela é rica e estruturada, com sua própria gramática, o que faz com que essa opção não seja a mais adequada para descrever o grupo linguístico.
C - Excluído: Apesar das barreiras enfrentadas, a utilização da língua de sinais é uma forma de superação e resistência. Considerar o grupo como "excluído" pode reforçar uma visão negativa e não reconhece a identidade linguística e cultural dos surdos.
D - Deficiente: O termo "deficiente" carrega um viés capacitista e não descreve adequadamente a riqueza e a complexidade da comunicação entre surdos, que utilizam uma língua completa e eficiente.
Portanto, a alternativa E - minoritário é a mais apropriada, pois reconhece os surdos como parte de um grupo linguístico que, em número, é menor em relação à população ouvinte, mas com uma língua e cultura próprias.
Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo