A Carta de Veneza, como é conhecida a carta internacional so...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Ano: 2017 Banca: FADESP Órgão: COSANPA Prova: FADESP - 2017 - COSANPA - Arquiteto |
Q827407 Arquitetura
A Carta de Veneza, como é conhecida a carta internacional sobre conservação e restauração de monumentos e sítios oriunda do II Congresso Internacional de arquitetos e técnicos dos monumentos históricos, reunido em maio de 1964, possui definições voltadas a princípios que devem presidir a conservação e a restauração dos monumentos de forma comum e formulados em um plano internacional, ainda que caiba a cada nação aplicá-los no seu contexto e segundo suas próprias cultura e tradições. Considerando as definições contidas neste documento, é correto afirmar o seguinte:
Alternativas

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

LETRA C

 

Carta de Veneza, 1964:
a) Art 9º- a restauração é uma operação considerada excepcional,tem por objetivo conservar, pois busca revelar os valores estéticos e históricos com monumento, fundamentando-se no respeito ao material original e aos documentos autênticos.


b) Art 10º- quando técnicas tradicionais não forem adequadas à consolidação do monumento poderá ser assegurada por técnicas modernas de conservação e construção, cuja eficácia tenha sido demonstrada por dados científicos e comprovada pela experiência.

 

c) (CERTA) Art 5º - a conservação dos monumentos, a manutenção constante, é sempre favorecida por sua destinação a uma função útil à sociedade, tendo modificações que devem ser autorizadas em função da evolução de usos e costumes.

 

 d) Art 11º - as contribuições de todas as épocas para a edificação do monumento devem ser respeitadas, visto que à unidade de estilo não é finalidade a alcançar no curso de uma restauração (...) 

 

 

QUESTÃO ANULÁVEL

As modificações EXIGIDAS pela evolução dos usos e costumes são AUTORIZADAS quando não alteram a disposição ou a decoração dos edifícios. 

O que diz o artigo 5º da Carta de Veneza?

Art 5º -  A conservação dos monumentos é sempre favorecida por sua destinação a uma função útil à sociedade; tal destinação é portanto desejável, mas não pode, nem deve alterar a disposição ou a decoração dos edifiícios. É somente dentro destes limites (Quais limites? Não alterar a disposição ou a decoração dos edifiícios) que se deve  conceber e se pode autorizar (só se pode autorizar dentro dos limites ditos, não em função da evolução dos usos e costumes) as modificações exigidas pela evolução dos usos e costumes.

(meu ponto de vista)

Achei q a letra C fosse da carta de Atenas....

A) A restauração é uma operação considerada excepcional, distinta de conservar, pois busca revelar os valores estéticos e históricos com monumento, fundamentando-se no respeito ao material original e aos documentos autênticos
Está errada, pois o artigo 9° traz a premissa de que se restaura para conservar


Art 9º- A restauração é uma operação considerada excepcional,tem por objetivo conservar, pois busca revelar os valores estéticos e históricos com monumento, fundamentando-se no respeito ao material original e aos documentos autênticos.

 

 B) Quando técnicas tradicionais não forem adequadas à consolidação do monumento poderá ser assegurada por técnicas modernas de conservação e construção, conforme a experiência e a eficácia e conforme o senso comum.  

 Art 10º- quando técnicas tradicionais não forem adequadas à consolidação do monumento poderá ser assegurada por técnicas modernas de conservação e construção, cuja eficácia tenha sido demonstrada por dados científicos e comprovada pela experiência.

 

C) A conservação dos monumentos, a manutenção constante, é sempre favorecida por sua destinação a uma função útil à sociedade, tendo modificações que devem ser autorizadas em função da evolução de usos e costumes. 
Está correta pois encontra-se igual ao texto descrito no art. 5 da carta.
 

D) As contribuições de todas as épocas para a edificação do monumento devem ser menosprezadas em respeito à unidade de estilo, finalidade a alcançar no curso de uma restauração. 
Embora o texto seja bem parecido há pegadinha pois no art. 11 cita extamente o contrário. Numa obra de restauro é importante a diversidade de estilos cada um marcando seu tempo ao longo das restaurações.

Art 11º - as contribuições de todas as épocas para a edificação do monumento devem ser respeitadas, visto que à unidade de estilo não é finalidade a alcançar no curso de uma restauração (...) 

não que a alternativa C esteja errada, está incompletamente formulada.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo