Caso a prega cutânea em coxa do paciente seja de 8 mm, deve...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q2115463 Medicina

    João, com 42 anos de idade, compareceu ao ambulatório de sua empresa com queixas compatíveis com poliúria, polidipsia e polifagia. Ele apresentava quadro crônico de obesidade, hipertensão arterial e sedentarismo, mas referiu ter emagrecido nos últimos meses.


Com base nessa situação hipotética, julgue o item subsequente.

Caso a prega cutânea em coxa do paciente seja de 8 mm, deve ser avaliada a hipótese de lipodistrofia.
Alternativas

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

A questão pede para avaliar a afirmação de que a prega cutânea de 8 mm na coxa de João, o paciente hipotético, deve levantar a hipótese de lipodistrofia. A lipodistrofia é uma condição que envolve a perda ou o acúmulo anormal de gordura em certas áreas do corpo, que pode ser causada por fatores genéticos ou adquiridos, como o tratamento de HIV ou a injeção de insulina. No entanto, a medida da prega cutânea de 8 mm na coxa, por si só, não é indicativa de lipodistrofia. A prega cutânea é uma medição da espessura da camada de gordura subcutânea e é usada para estimar a gordura corporal total. Uma prega cutânea de 8 mm na coxa está dentro do intervalo normal para homens adultos. Portanto, a afirmação está errada. Além disso, os sintomas apresentados por João, como poliúria, polidipsia e polifagia, são mais indicativos de diabetes.

Medida da Prega cutânea -LipodistrofiaA Medida de prega cutânea pode ser útil para quantificar e caracterizar a perda de gordura corporal. Aproximadamente 90% dos homens e mulheres adultos têm pregas cutâneas ≥ 10 mm e ≥ 22 mm, respectivamente, na coxa anterior. Valores mais baixos são indicativos de lipodistrofia.Em pessoas com DM que apresentem perda de gordura corporal generalizada ou parcial, deve-se suspeitar de lipodistrofias herdadas ou adquiridas. A prega cutânea em coxa < 22mm (mulheres) e < 10 mm (homens) sugere o diagnóstico. Em caso de suspeita de formas familiares, DEVE SER CONSIDERADA a realização de testes genéticos para diagnóstico.

https://diretriz.diabetes.org.br/classificacao-do-diabetes/

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo