Na Cidade de Acaraú, um órgão integrante da Administração P...
- Gabarito Comentado (0)
- Aulas (4)
- Comentários (15)
- Estatísticas
- Cadernos
- Criar anotações
- Notificar Erro
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
LEI 10.520/02
Art. 1º Para aquisição de bens e serviços comuns, poderá ser adotada a licitação na modalidade de pregão, que será regida por esta Lei.
Parágrafo único. Consideram-se bens e serviços comuns, para os fins e efeitos deste artigo, aqueles cujos padrões de desempenho e qualidade possam ser objetivamente definidos pelo edital, por meio de especificações usuais no mercado.
Errei a questão marquei a alternativa B. A questão fala que são móveis para escritório sem especificar o valor, diz que precisa que deve ser o mais breve possível e traz a alternativa como pregão?.
Seria possivel a aquisição por carta convite (como a questão não disse valores e levando em conta que são móveis para repartição publica o valor poderia se enquadrar no disposto por lei). Outro ponto, o prazo de publicação da carta convite é no minimo de 5 dias úteis, no pregão será de no minimo 8 dias úteis.
Não entendi o gabarito, se alguém puder me explicar, por favor me mande mensagem.
GABARITO:D
O que é o Pregão?
É uma modalidade de licitação do tipo menor preço, para aquisição de bens e de serviços comuns, qualquer que seja o valor estimado, e a disputa é feita por propostas e lances sucessivos, em sessão pública, presencial ou eletrônica. Bens e serviços comuns são aqueles rotineiros, usuais, sem maiores complexidade e cuja especificação é facilmente reconhecida pelo mercado.
LEI No 10.520, DE 17 DE JULHO DE 2002.
Art. 1º Para aquisição de bens e serviços comuns, poderá ser adotada a licitação na modalidade de pregão, que será regida por esta Lei. [GABARITO]
Parágrafo único. Consideram-se bens e serviços comuns, para os fins e efeitos deste artigo, aqueles cujos padrões de desempenho e qualidade possam ser objetivamente definidos pelo edital, por meio de especificações usuais no mercado. [GABARITO]
Art. 2º (VETADO)
§ 1º Poderá ser realizado o pregão por meio da utilização de recursos de tecnologia da informação, nos termos de regulamentação específica.
§ 2º Será facultado, nos termos de regulamentos próprios da União, Estados, Distrito Federal e Municípios, a participação de bolsas de mercadorias no apoio técnico e operacional aos órgãos e entidades promotores da modalidade de pregão, utilizando-se de recursos de tecnologia da informação.
§ 3º As bolsas a que se referem o § 2o deverão estar organizadas sob a forma de sociedades civis sem fins lucrativos e com a participação plural de corretoras que operem sistemas eletrônicos unificados de pregões.
Questão com duas assertivas corretas. É perfeitamente possível fazer na modalidade convite também.
Gab. D
Apesar de, à primeira vista, a Carta Convite parecer mais ágil, pelo simples fato de o lapso de tempo entre a data de divulgação do convite e a abertura da Sessão ser de apenas 5 (cinco) dias úteis, isso não é o suficiente para qualificá-la como ágil.
É necessário, também, levarmos em conta que as fases de habilitação e classificação das propostas são objeto de recurso em momentos distintos e, nos termos do art. 109, essas fases têm efeito suspensivo, muito embora o prazo para recurso nesta modalidade (convite) seja de 02 (dois) dias úteis.
Mas ao contrário do que ocorre nas modalidades da Lei no 8.666/1993, tem-se no pregão a unirrecorribilidade dos atos decisórios exarados pelo pregoeiro, havendo, portanto, apenas uma oportunidade de recurso, cuja matéria pode envolver qualquer fase, aspecto ou ocorrência do procedimento.
Além do que, o procedimento na modalidade pregão caracteriza-se mais célere pela inversão de fases de habilitação e julgamento de propostas, em razão da possibilidade de lances.
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo