Identifica-se corretamente como motivo discursivo para o em...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q2273997 Português
LÍNGUA PORTUGUESA


Corrupção: um desafio do mundo globalizado


     Desde nossos ancestrais aos líderes modernos, a corrupção é um desafio para toda a humanidade, uma vez que esse termo sempre esteve presente na ação cotidiana dos seres humanos.

       De acordo com relatos e escritos, a corrupção existe, desde antes, mesmo, da dinastia egípcia e ainda persiste em quase todos os países do mundo, até hoje. Nota-se que a corrupção pode ser tão antiga quanto a história humana.

    A Primeira Dinastia (3100-2700 a.C.) do antigo Egito observou corrupção em seu judiciário e no enriquecimento de alguns Faraós que exploravam a mão de obra de indivíduos com menos recursos financeiros. A prática corruptiva também era encontrada na China antiga, na Macedônia, emChipre e em muitas outras regiões.

      Olhando através da história, a corrupção parece inevitável.

    Batalhas foram travadas pela disputa de poder. Há registro, nos livros de histórias, de que atos de corrupção facilitaram a ascensão de impérios e governantes, muito antes do marco zero de nossa contagem temporal. Desde a origem da humanidade, sociedades foram dizimadas pelos efeitos vorazes das artimanhas, com a finalidade de obtenção de vantagens ilegais e ilícitas.

    Por intermédio de procedimentos de “boa governança”, entes públicos e privados, ao redor do planeta, estão criando ferramentas para conter a corrupção, de maneira prioritária. Estão sendo implementados programas anticorrupção específicos para ajudar os governos a resolver seus problemas internos de desvirtuamento dos procedimentos humanos. Além disso, várias agências bilaterais de desenvolvimento têm colocado esforços anticorrupção no topo de suas políticas e procedimentos.

     Verifica-se que muitos cidadãos reclamam e questionam a postura de políticos e de membros da alta gestão de nosso país; porém, quando têm a oportunidade, essas mesmas pessoas deixam de emitir notas fiscais; esquivam-se dos pagamentos de tributos; não declaram seu imposto de renda com fidedignidade; tentam subornar agentes públicos para evitar multas; falsificam carteirinha de estudante; adulteram atestados médicos; furam fila; acessam TV a cabo, sem realizar o contrato com a operadora (apropriação indevida de sinal); registram o ponto no trabalho de maneira irregular e/ou pelo colega, entre várias outras atitudes que, mesmo simbólicas ou pequenas, prejudicam, ao longo passo, toda a sociedade.

      O combate à corrupção, portanto, deve ser acompanhado do fortalecimento do Estado de Direito, da boa governança e da construção de instituições fortes que, por sua vez, serão a base e o alicerce para o desenvolvimento sustentável de todo o mundo.

     Atitudes corruptas não são meros pormenores ou detalhes. Muito pelo contrário, são desvios que causam impactos severos, inclusive, na moral social, concernindo na vida das pessoas. É necessário ultrapassar os regulamentos, assanções e as punições.

     Cada indivíduo de nosso mundo, cada brasileiro, é chamado, todos os dias, a respeitar e cumprir com seus deveres, o que nem sempre é fácil, especialmente, em tempos difíceis e diante de tantos dilemas a serem faceados. Assim, o desafio cotidiano e diário do combate à corrupção está na mudança positiva, na metamorfose assertiva de condutas, costumes, culturas e comportamentos de cada um de nós.

(Elise Eleonore de Brites. Disponível em: https://www.migalhas.com.br/ coluna/governan%C3%A7a-uma-boa-pratica/379136/corrupcao-umdesafio-do-mundo-globalizado. Acesso em: 28/12/2022. Adaptado.)

Identifica-se corretamente como motivo discursivo para o emprego de aspas em “boa governança” (6º§):
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Alternativa correta: D

A questão aborda o uso de aspas em um texto, um tema importante dentro do estudo de pontuação no Português. O conhecimento necessário para resolver essa questão inclui a compreensão das funções das aspas, que podem destacar expressões, indicar citações ou ironias, entre outras funções.

Justificativa da alternativa correta:

D - Destaque para uma expressão que se refere a um conceito em torno do qual gravitam ideias apresentadas.

As aspas em “boa governança” são utilizadas para destacar um conceito específico que é fundamental para a argumentação do parágrafo. A expressão “boa governança” refere-se a um conjunto de práticas e políticas que visam melhorar a administração pública e privada, e é em torno desse conceito que as ideias do parágrafo gravitam, mostrando a importância de tais práticas no combate à corrupção.

Análise das alternativas incorretas:

A - A indicação de sentido contrário ao original próprio da expressão em destaque.

Essa alternativa está incorreta porque as aspas não estão sendo usadas para indicar ironia ou sentido contrário. A expressão “boa governança” é usada de forma literal, sem nenhuma indicação de sarcasmo ou oposição ao seu significado.

B - A introdução de uma crítica às ações citadas no período em que a expressão está inserida.

Também está incorreta, pois o uso das aspas não indica uma crítica direta às ações mencionadas. Pelo contrário, a expressão “boa governança” é utilizada para destacar práticas positivas que visam combater a corrupção.

C - Referenciação de uma citação destacando a manutenção de ideia introduzida anteriormente.

As aspas não foram usadas para citar uma fonte ou um trecho de outro texto. Elas servem para enfatizar um conceito específico dentro do contexto do próprio parágrafo, e não para referenciar uma ideia previamente apresentada.

Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

A opção correta é:

D

Destaque para uma expressão que se refere a um conceito em torno do qual gravitam ideias apresentadas.

O uso das aspas em "boa governança" no sexto parágrafo indica que a expressão é um termo técnico específico que está sendo referenciado ou introduzido no contexto do texto. Nesse caso, as aspas destacam que "boa governança" é um conceito relevante para o entendimento do combate à corrupção, e o texto sugere que a implementação de procedimentos de boa governança é uma medida eficaz na contenção da corrupção. O destaque com as aspas serve para chamar a atenção do leitor para a importância desse conceito no contexto da discussão sobre a corrupção e seu combate.

Estudando para o Concurso Nacional Unificado? VOCÊ PRECISA DESSE MATERIAL!

Concurseiro(a), se você está em busca de um preparatório diferenciado para alcançar a aprovação nos concursos públicos, não deixe de conferir meu material exclusivo!

Flashcards (mais de 3000 questões) selecionadas a dedo.

Estratégia vencedora comprovada para a retenção definitiva do conteúdo estudado.

Resultados garantidos por autoridades no assunto.

Acesse o Instagram: Candy Concurseira e clique no link da bio para adquirir seu produto exclusivo e direcionar seu estudo ativo para outros patamares!

Estamos juntos nessa jornada rumo à aprovação! #ConcursoPúblico #Preparação #AprovaçãoGarantida #CandyConcurseira

As aspas são frequentemente usadas para destacar uma palavra ou expressão que está sendo utilizada de forma especial ou com um significado específico no contexto em que está inserida. Vamos analisar as alternativas:

A) A indicação de sentido contrário ao original próprio da expressão em destaque.

  • Este motivo não parece se aplicar ao uso de aspas em "boa governança".

B) A introdução de uma crítica às ações citadas no período em que a expressão está inserida.

  • As aspas não indicam diretamente uma crítica às ações citadas. Elas simplesmente destacam a expressão "boa governança", sem necessariamente implicar em uma crítica.

C) Referenciação de uma citação destacando a manutenção de ideia introduzida anteriormente.

  • Não há indicação de que as aspas estão sendo usadas para referenciar uma citação anterior.

D) Destaque para uma expressão que se refere a um conceito em torno do qual gravitam ideias apresentadas.

  • Esta alternativa parece correta. O uso das aspas em "boa governança" está destacando a expressão como um conceito-chave em torno do qual as ideias apresentadas no texto giram. Portanto, ela se refere a um conceito central no contexto da discussão.

Assim, a alternativa correta é:

D) Destaque para uma expressão que se refere a um conceito em torno do qual gravitam ideias apresentadas.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo