Alguns trabalhadores, em comparação com a população em gera...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q2115494 Segurança e Saúde no Trabalho
Em relação às ações de segurança no trabalho, julgue o item seguinte. 
Alguns trabalhadores, em comparação com a população em geral, apresentam mais predisposição para o desenvolvimento de determinadas doenças em decorrência de fatores estressores presentes no trabalho que exercem e os quais envolvem diminuição de autonomia e excesso de demandas. 
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

A questão se baseia nos Fundamentos da Saúde Ocupacional, focando nos riscos Ocupacionais (Análise e Gerenciamento de Riscos).

O trabalho ocupa um lugar fundamental na dinâmica do tempo diário e do investimento afetivo das pessoas. Condições favoráveis  no trabalho têm sido identificadas como importantes requisitos para que o trabalho possa proporcionar bem-estar e saúde ao indivíduo. Por outro lado, o trabalho desprovido de significação, sem suporte social, não-reconhecido ou que se constitua em fonte de ameaça à integridade física ou psíquica, pode tornar o trabalhador predisposto a algumas doenças

Certas profissões acabam criando situações estressoras para  alguns trabalhadores, entre bancários, por exemplo, tem sido registrada a ocorrência da síndrome de estresse pós-traumático, por causa da vivência de violência física e psicológica no trabalho. Também têm crescido as agressões a trabalhadores de serviços sociais, de educação e saúde e de atendimento ao público, como motoristas e trocadores. A violência no trabalho adquire uma feição particular entre os policiais e vigilantes que convivem com a agressividade e a violência no cotidiano, esses trabalhadores apresentam problemas de saúde e sofrimento mental.

Situações variadas como um fracasso, um acidente de trabalho, uma mudança de posição (ascensão ou queda) na hierarquia frequentemente determinam quadros psicopatológicos diversos, desde os chamados transtornos de ajustamento ou reações ao estresse até depressões graves e incapacitantes, variando segundo características do contexto da situação e do modo do indivíduo responder a elas. Frequentemente, o sofrimento e a insatisfação do trabalhador manifestam-se não apenas pela doença, mas nos índices de absenteísmo, conflitos interpessoais e extra trabalho.

De modo esquemático, pode-se dizer que o perfil de agravo dos trabalhadores caracteriza-se pela coexistência de situações estressantes que têm relação direta com condições de trabalho específicas, como os acidentes de trabalho típicos e as doenças profissionais.

Resolução da questão:

A questão está correta ao afirmar que alguns trabalhadores são mais predispostos ao aparecimentos de algumas doenças por consequência das situações do ambiente ocupacional como por exemplo diminuição de autonomia e excesso de demandas, podemos concluir que alguns trabalhadores ficam mais suscetíveis a exposição situações diversas de estresse que o torna mais suscetível a determinadas doenças ocupacionais quando comparamos com a população em geral.  


Gabarito do Professor: CERTO


Fonte bibliográfica: 

Ministério da Saúde do Brasil - Doenças relacionadas ao trabalho - Manual de procedimentos para os serviços de saúde.


Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

Gabarito correto. Aí na prova de médico colocam essas perguntas moleza , quando chega na de TST quer que eu tenha cursado medicina... Vá entender

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo