No ano de 2016, o Conselho Federal de Psicologia criou uma ...
( ) A atuação profissional da psicóloga e do psicólogo no SUAS deve se sustentar no princípio da garantia de direitos, fundante da Política de Assistência Social. Para isso, baseará sua prática nos campos teóricos e metodológicos que contemplam a visão crítica da realidade social, a sua historicidade, as lutas políticas e as relações de poder. A Psicologia, em suas diversas abordagens, permite a compreensão do contexto social e comunitário, possibilitando o entendimento crítico que o profissional deve ter ao construir seu fazer, a partir das diferentes metodologias ou campos teóricos com os quais dialoga. Para contemplar a construção do trabalho coerente com os direitos, as e os profissionais devem compreender as demandas e as necessidades sociais do público usuário/sujeito de direitos desta política e fazer escolhas condizentes. ( ) Aos profissionais de Psicologia atuantes no SUAS cabe a realização de intervenções crítico-reflexivas frente às condições de vida dos usuários/sujeitos de direitos e suas famílias, face ao contexto social em que estão inseridos, e no processo de atendimento/ acompanhamento. Também deve favorecer um processo de reflexão-ação, oferecendo, ao usuário/ sujeitos de direitos, formas de participação e ação nas transformações das condições sociais e políticas geradoras das situações vivenciadas por ele. ( ) A atuação do psicólogo e da psicóloga no SUAS requer posturas profissionais éticas, técnicas e ações interdisciplinares. As equipes de referência do SUAS são multiprofissionais, compostas por profissionais de Ensino Superior e de Ensino Médio, conforme Resoluções 017/2011 e 09/2014 do CNAS, respectivamente. Em todos os níveis de proteção o profissional de Psicologia compõe, obrigatoriamente, as equipes de referências dos serviços e equipamentos, que estão tipificados de acordo com a Resolução CNAS 109/2009. ( ) A elaboração e produção de documentos por psicólogas e psicólogos no SUAS devem ser elaborados sob a perspectiva da atuação em equipes multiprofissionais, orientadas pelo princípio da interdisciplinaridade, com rigorosa atenção aos parâmetros éticos e técnicos profissionais, valorizando uma cooperação entre os diversos saberes e atores envolvidos.
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
A alternativa correta é a D - V - V - V - V.
Vamos entender por que essa é a alternativa correta e como cada afirmação se alinha com os princípios e diretrizes para a atuação dos psicólogos no Sistema Único de Assistência Social (SUAS), conforme orientado pelo Conselho Federal de Psicologia em 2016.
1ª Afirmação (Verdadeiro): A primeira afirmação destaca a importância da garantia de direitos como um princípio fundamental da política de assistência social. Os psicólogos devem basear sua prática em uma visão crítica da realidade social, considerando a historicidade e as relações de poder. Isso está de acordo com as diretrizes do SUAS, que enfatizam a necessidade de compreensão crítica do contexto social e comunitário para realizar intervenções eficazes.
2ª Afirmação (Verdadeiro): A segunda afirmação aborda a necessidade de intervenções crítico-reflexivas por parte dos psicólogos. Isso inclui a reflexão sobre as condições de vida dos usuários e seus contextos sociais, além de promover a participação dos usuários nas transformações sociais e políticas. Este é um aspecto central do trabalho no SUAS, que busca o empoderamento dos indivíduos e suas comunidades.
3ª Afirmação (Verdadeiro): A terceira afirmação refere-se à necessidade de posturas profissionais éticas e interdisciplinares. As equipes do SUAS são de fato multiprofissionais, e a participação do psicólogo é mandatória nos diferentes níveis de proteção conforme as resoluções mencionadas. Isso reforça a integração de saberes e práticas entre diferentes áreas do conhecimento.
4ª Afirmação (Verdadeiro): A quarta afirmação destaca a importância de a elaboração de documentos seguir uma perspectiva interdisciplinar, respeitando os padrões éticos e técnicos. Essa abordagem promove a colaboração entre os diversos profissionais envolvidos, algo essencial para a eficácia do trabalho no SUAS.
Assim, cada uma das afirmações está correta e em conformidade com as diretrizes estabelecidas para a prática da psicologia no contexto do SUAS.
Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
Gabarito errado!! A primeira alternativa não está errada.
"3) A atuação profissional da psicóloga e do psicólogo no SUAS deve se sustentar no princípio da garantia de direitos3 , fundante da Política de Assistência Social. Para isso, baseará sua prática nos campos teóricos e metodológicos que contemplam a visão crítica da realidade social, a sua historicidade, as lutas políticas e as relações de poder. A Psicologia, em suas diversas abordagens, permite a compreensão do contexto social e comunitário, possibilitando o entendimento crítico que o profissional deve ter ao construir seu fazer, a partir das diferentes metodologias ou campos teóricos com os quais dialoga. Para contemplar a construção do trabalho coerente com os direitos, as e os profissionais devem compreender as demandas e as necessidades sociais do público usuário/sujeito de direitos desta política e fazer escolhas condizentes."
Excerto retirado tal qual se encontra na nota técnica, link para acesso: https://site.cfp.org.br/wp-content/uploads/2016/12/Nota-te%CC%81cnica-web.pdf
Segundo o gabarito oficial d) V - V - V - V
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo