O conselho Federal de Psicologia no ano de 2019 revisou as ...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q1625035 Psicologia
O conselho Federal de Psicologia no ano de 2019 revisou as Referências Técnicas para Atuação de Psicólogas(os) em Políticas Públicas de Álcool e outras Drogas. O Centro de Referência Técnica em Psicologia e Políticas Públicas (CREPOP) é uma ferramenta do Sistema Conselhos de Psicologia que tem como objetivo produzir referenciais técnicos para a atuação da Psicologia nas políticas públicas, mapeando as psicólogas e psicólogos em atuação e as práticas desenvolvidas, fomentando iniciativas, a nível local e nacional, que provoquem a discussão e o fortalecimento do lugar da Psicologia nesses espaços. Como produtos de suas ações o CREPOP tem como uma de suas finalidades oferecer à categoria documentos que norteiem o fazer profissional nos serviços, programas e políticas, demarcando também o papel ético e político deste fazer. Deste modo, as produções convocam a categoria a (re) pensar e (re)inventar suas práticas, assegurando seu compromisso ético-político, estimulando uma atuação centrada no social, preocupada com as demandas do povo brasileiro, direcionando seu fazer para a transformação de vidas. Assim referente à atuação do psicólogo frente as questões do uso de 5 drogas e baseado naquilo que o Conselho Federal de Psicologia orienta é INCORRETO afirmar que:
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Olá, estudante!

A alternativa correta para a questão é B. Vamos entender o motivo e analisar as outras alternativas.

Alternativa B (Correta): A estratégia do matriciamento ou apoio matricial é amplamente utilizada no contexto de atendimento ao usuário abusivo de drogas. No entanto, a afirmação de que a ação terapêutica do apoio matricial se ancora apenas nos pilares do acolhimento e suporte está incorreta. O apoio matricial é uma estratégia mais ampla e envolve outros pilares, como a interconsulta e a construção compartilhada do projeto terapêutico. Portanto, esta alternativa é a incorreta, atendendo ao enunciado da questão.

Alternativa A: Essa alternativa aborda o movimento pela constituição do SUS e pela Reforma Psiquiátrica Brasileira, mencionando corretamente os dispositivos criados, como o CAPS-AD e os Consultórios na Rua. A informação está de acordo com a legislação e com as políticas públicas de saúde mental e atenção às drogas.

Alternativa C: Aqui, a atenção integral aos usuários de álcool e outras drogas é descrita com foco na rede de atenção psicossocial, priorizando a integralidade e abordando a subjetividade e o campo das relações sociais. A descrição menciona corretamente a inclusão de entidades comunitárias, educação e assistência social, além dos dispositivos de saúde, confirmando a visão ampla e integrada da rede de atenção psicossocial.

Alternativa D: Esta alternativa corretamente aponta que o SUS e a Reforma Psiquiátrica, junto com o SUAS, criaram dispositivos para o cuidado integral dos usuários de álcool e outras drogas, defendendo os direitos humanos e buscando a ampliação da autonomia e participação social dos usuários. A equipe multiprofissional atua de forma integrada, seguindo a lógica da clínica ampliada e operando em conjunto com os diversos pontos da rede de saúde e socioassistencial.

Em resumo, a alternativa B está incorreta porque limita o apoio matricial a apenas dois pilares (acolhimento e suporte), ignorando sua complexidade e abrangência. As outras alternativas estão corretas ao abordar a rede de atenção psicossocial, os dispositivos criados pelas reformas e a atuação multiprofissional.

Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

O gabarito menciona que a alternativa A é a incorreta, porém no próprio documento se retira o excerto "O movimento pela constituição do SUS (Lei n.º 8.080/90) e pela Reforma Psiquiátrica Brasileira (Lei n.º 10.216/01) emergem no processo aberto pela Reforma Sanitária no país a partir da década de 1980. A questão do uso de álcool e outras drogas, como já foi dito, não foi o foco principal da Reforma Psiquiátrica que teve como alvo a criação de novas formas de cuidar da loucura em liberdade. A partir da lei n.º 10.216 em 2001 são criados dispositivos de cuidados de base territorial e comunitária entre eles o Centro de Atenção Psicossocial para Álcool e outras Drogas (CAPS-AD), e, posteriormente, dispositivos na Atenção Básica como os Consultórios na Rua para dar conta da cobertura assistencial."

Onde está o erro?

Absurdo! Encontrei várias questões erradas nesse app! Pagamos para estudar! Um crime! Encontrei a mesma questão em : FAUEL - Psicólogo (Pref Jandaia do Sul)/CRAS CREAS/2019 onde informa o gabarito correto letra B) B) Uma estratégia que se destaca no contexto de atendimento ao usuário abusivo de drogas é o matriciamento ou apoio matricial, conceito proposto por Campos (1999). A ação terapêutica do apoio matricial ancora-se apenas nos seguintes pilares: o acolhimento, para estreitamento de vínculos e o suporte, como continente de sentimentos e potencializador da segurança e do apoderamento do usuário. E abarca diferentes atividades, como grupos de sala de espera, de arteterapia ou artesanato, de teatro, de remédios, de crianças, oficinas terapêuticas e outras, definidas a partir do conhecimento e da integração com as demandas e necessidades da comunidade.

GABARITO ERRADO!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

Gabarito ERRADO. Mais atenção Qconcursos. Esse app está precisando de uma auditoria.

Reforma Sanitária 1960, e não a partir de 1980. Por isso está errada.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo