Segundo a Lei n.º 8.666/1993, a licitação tem por finalidade...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q2115510 Direito Administrativo
Julgue o próximo item, concernentes às licitações e aos contratos administrativos.
Segundo a Lei n.º 8.666/1993, a licitação tem por finalidade garantir a observância do princípio constitucional da isonomia, a seleção da proposta mais vantajosa para a administração e a promoção do desenvolvimento nacional sustentável. 
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

A questão exigiu a disposição literal do art. 3º da lei 8.666/93, que regulamenta o art. 37, inciso XXI, da Constituição Federal, institui normas para licitações e contratos da Administração Pública e dá outras providências. Confira:

Art. 3º A licitação destina-se a garantir a observância do princípio constitucional da isonomia, a seleção da proposta mais vantajosa para a administração e a promoção do desenvolvimento nacional sustentável e será processada e julgada em estrita conformidade com os princípios básicos da legalidade, da impessoalidade, da moralidade, da igualdade, da publicidade, da probidade administrativa, da vinculação ao instrumento convocatório, do julgamento objetivo e dos que lhes são correlatos.

Gabarito do Professor: Certo.

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

Art. 3  A licitação destina-se a garantir a observância do princípio constitucional da isonomia, a seleção da proposta mais vantajosa para a administração e a promoção do desenvolvimento nacional sustentável e será processada e julgada em estrita conformidade com os princípios básicos da legalidade, da impessoalidade, da moralidade, da igualdade, da publicidade, da probidade administrativa, da vinculação ao instrumento convocatório, do julgamento objetivo e dos que lhes são correlatos.  

PRINCÍPIOS NO PROCESSO LICITATÓRIO

A LEI 14.133/2021 ADICIONOU AO ROL DE PRINCÍPIOS: EFICIÊNCIA, INTERESSE PÚBLICO, PLANEJAMENTO, TRANSPARÊNCIA, EFICÁCIA, SEGREGAÇÃO DE FUNÇÕES, MOTIVAÇÃO, RAZOABILIDADE, COMPETITIVIDADE, PROPORCIONALIDADE E ECONOMICIDADE.

AO PASSO QUE DEIXOU DE CONTAR EXPRESSAMENTE COM OS PRINCÍPIOS: DA ISONOMIA E SELEÇÃO DA

PROPOSTA MAIS VANTAJOSA PARA A ADMINISTRAÇÃO

V vez

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo