Em municípios onde foram criadas alternativas para minimizar...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q307702 Português
Com relação à recente crise de energia ocorrida no Brasil e ao que informa o texto, julgue o item seguinte. 

Mortes por atropelamento sobem no período de redução da iluminação

As mortes por atropelamento dispararam em municípios que reduziram a iluminação das ruas no racionamento de energia elétrica, encerrado anteontem. Os dados mostram uma inversão na tendência de queda das mortes desde a implantação do CTB, em 1998, exceto em municípios que criaram alternativas para minimizar a falta de iluminação e na região Sul do país. 
Os dados disponíveis comprovam aquilo que os especialistas previam, já que mais da metade dos atropelamentos ocorrem à noite. Mas as medidas atenuantes, em geral, não foram tomadas. O racionamento foi instituído em 21/5/2001. A partir dessa data, as prefeituras tiveram um prazo até 30 de junho para reduzir em 35% a carga de energia da iluminação pública.


Em municípios onde foram criadas alternativas para minimizar a falta de iluminação, o índice de atropelamentos mostrou inversão na tendência de queda.
Alternativas

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

Inversão na tendencia da queda .

Ou seja, Estava caíndo o números de atropelamentos daí os municipios criaram alternativas, daí o número começou a subir ?????  VIXI, Nada haver com o texto !

Se precisar do gráfico para ler algo já era, qualidade terrível. Mas é só pensar (como citado pelo Israel) Mortes por atropelamento sobem no período de redução da iluminação  Se há iluminação, então as mortes diminuem. Da mesma forma que se há mais mortes por atropelamento, então há redução de iluminação.  Ai vem a questão: "Em municípios onde foram criadas alternativas para minimizar a falta de iluminação (aumentar a iluminação), o índice de atropelamentos mostrou inversão (AUMENTOU) ? " ERRADO

Inversão na tendencia da queda  - parei aqui e não entendi mais nada.

A expressão nada haver está incorreta, pois apesar de nada poder ser utilizado como advérbio (exp.: nada tem), o verbo haver ou é utilizado juntamente com outro verbo (exp.: vai haverdeve haver), ou simplesmente substitui o uso do verbo ocorrer (exp.: está a haver uma festa). Logo, nunca teria o significado de nada existe, pois haver e existir têm aplicações diferentes.

 

Porém existe uma forma correta de utilizar nada e haver na mesma expressão:

O João nada tem a haver à Maria: pode por exemplo significar que o João não se deve sentir forçado a retribuir o favor à Maria.

A expressão nada a ver, por outro lado está corretíssima, significando que não existe nada para ver ou, com outro significado, que determinado objecto/situação não tem relação nenhuma com outro:

Isto não tem nada a ver com aquilo: pode por exemplo significar que determinado aspeto (ou coisa) não se deve comparar com outro(a).

Aqui não há nada a ver: pode por exemplo transmitir que determinado local não tem nenhuma particularidade para ser observada.

"Os dados mostram uma inversão na tendência de queda das mortes desde a implantação do CTB, em 1998, exceto em municípios que criaram alternativas para minimizar a falta de iluminação e na região Sul do país. "

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo