A inclusão digital é o processo de democratização do acesso ...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q1019042 Atualidades
A inclusão digital é o processo de democratização do acesso às tecnologias da Informação e de comunicação e, apesar do aumento no número de domicílios brasileiros conectados à internet, ainda é um desafio no Brasil. Umas das formas de se promover a inclusão digital é difundindo o uso de softwares de código abertos. Sobre esses softwares, é correto afirmar que são aqueles
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

cujo código está disponível para download por qualquer pessoa, que passa a ter a possibilidade de desenvolvê-los

GABARITO C

O que é software de código aberto?

O Código Aberto é um termo que se refere a um software cujo código está disponível para download por qualquer pessoa e a uma filosofia de criação de aplicativos voltada para a colaboração entre desenvolvedores.

O órgão responsável por gerenciar licenças de Código Aberto é a ONG Open Source Initiative. Um dos requisitos básicos para se qualificar é disponibilizar o código fonte do programa, mas isto não é o suficiente.

Alguns dos requisitos mais importantes são a distribuição livre do programa e a permissão para alteração do código, fazendo com que qualquer desenvolvedor possa modificar o software.

Para evitar que alguém se beneficie do trabalho de terceiros, o Código Aberto prevê que todas as obras derivadas de um software com a licença são obrigados a mantê-la. Isto significa que um programador que altere um programa e crie sua versão pessoal não vai poder lucrar desta forma. 

Vários comentários mas nenhum que acrescente alguma coisa de verdade .

As únicas duas alternativas plausíveis de serem marcadas são a letra A e a letra C .

O Gabarito é a letra C .Mas qual o erro da alternativa A ?O Erro esta em dizer que o usuário pode fazer o que desejar .Isso não é verdade .Mas porque ? Imagine que o sujeito baixe o kernel (Codigo Fonte do sistema operacional Linux), e altere criando uma versão nova e pegue esta versão e coloque ela a venda .Isso é proibido perante a GPL (General Public Licence) Os códigos e programas protegidos pela GPL permitem 4 pilares básicos chamados liberdades , a saber ;

1 - A liberdade de executar o programa, para qualquer propósito (liberdade nº 0)

2 - A liberdade de estudar como o programa funciona e adaptá-lo às suas necessidades (liberdade nº 1). O acesso ao código-fonte é um pré-requisito para esta liberdade.

3 - A liberdade de redistribuir cópias de modo que você possa ajudar ao seu próximo (liberdade nº 2)

4 - A liberdade de aperfeiçoar o programa e liberar os seus aperfeiçoamentos, de modo que toda a comunidade beneficie deles (liberdade nº 3). O acesso ao código-fonte é um pré-requisito para esta liberdade.

Traduzindo em miúdos , você não pode em hipótese alguma cobrar pela venda do Sistema protegido pela GPL /GNU .

Mas Richard , eu ja vi empresas como Red hat cobrando pela venda do Linux - Calma la .Eles não cobram pela venda do sistema operacional em si , mas apenas pelo suporte ao sistema instalado , esta é verdade .

Espero ter contribuído com todos.

Força !

Me lembrei do Linux, a pessoa pode baixar e fazer alterações!

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo