Não é possível o controle de legalidade exercido pelo Poder ...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q17403 Direito Administrativo
Com relação aos atos administrativos, julgue os itens seguintes.
Não é possível o controle de legalidade exercido pelo Poder Judiciário na hipótese de remoção de servidor público de ofício, mas com características de perseguição política, em razão de a motivação atender ao interesse da administração.
Alternativas

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

O Poder Judiciário pode exercer o controle de legalidade sim, principalmente no que tange à finalidade visto que esta deve sempre atender ao interesse público.Nessa questão menciona-se que a remoção do servidor público está sendo feita por motivo de perseguição política (ou seja, este ato é ilegal e contém em si desvio de finalidade ou desvio de poder), visto que um servidor não pode ser removido como forma de punição).Conclui-se que esta motivação não atende o interesse público, mas sim do agente que praticou o ato. E é, portanto, passível de anulação.
erradoO referido ato é um tipo desvio de finalidade, cabíbel ser anulado pelo Juiz.

o poder judiciário pode fazer o controle de legalidade de atos da administração, sendo defeso apenas o controle de mérito do ato.

O Judiciário aprecia a legalidade dos atos.

No caso exposto, a remoção do servidor foi usada como perseguição, finalidade diversa da prevista em lei. Assim, a remoção se torna ilegal e, portanto, suscetível à apreciação pelo Judiciário.

Bons estudos!
O Poder Judiciário deve fazer o controle de legalidade, mas não pode entrar no mérito administrativo.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo