Com relação às informações essenciais que devem conter o lea...
No Brasil, sobretudo em Brasília, os órgãos públicos, especialmente os Ministérios e departamentos Federais, jogam milhões de cruzeiros por ano nas cestas de papéis velhos de jornais, sob a forma de comunicados e press releases mal feitos, que frequentemente nada contêm de interesse dos leitores. Neles, predominam expressões como “dinâmico governador”, “eficiente diretor”, “zeloso dirigente” etc.
Nessa parafernália, quem está perdendo é o repórter. Em Brasília, onde o básico da informação é oficial, ele espera um dia inteiro nas antessalas dos ministros para, ao fim do dia, receber uma folha de papel contendo um texto que, quase sempre, nada vale como notícia. Alguns profissionais se tornam tão viciados que resumem a sua atividade em reescrever o release, sem acrescentar-lhe nada, resultando daí uma notícia pobre e sem conteúdo informativo.
(CAVALCANTE, R. Jornal do Brasil. Rio de Janeiro. 1976.)
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
RESPOSTA CERTA: E
O QUE É O LIDE OU LEAD?
A primeira parte de uma notícia, o primeiro parágrafo que fornece ao leitor informação básica sobre o conteúdo. O lide deve responder às seis perguntas básicas:
1. o quê (a ação);
2. quem (o agente);
3. quando (o tempo);
4. onde (o lugar);
5. como (o modo);
6. por que (o motivo) se deu o acontecimento central da história.
DEFINIÇÃO DE RELEASE: Material de divulgação produzido pela assessoria de imprensa com destino aos veículos de comunicação. Redigido com características do texto jornalístico factual, conciso e direto - com lide de até cinco linhas respondendo às seis perguntas básicas - e escrito em apenas uma página com, no máximo, 30 linhas, com título curto e atraente.
-
Bons estudos! =)
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo