Nas organizações, o absenteísmo, a rotatividade e as mudanç...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q313831 Gestão de Pessoas
Em relação às proposições de Chiavenato (1999) a respeito do planejamento estratégico da gestão de pessoas, julgue os itens seguintes.
Nas organizações, o absenteísmo, a rotatividade e as mudanças nos requisitos do trabalho são problemas que apresentam baixo impacto no planejamento da gestão de pessoas.
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

A alternativa correta é E - errado.

Vamos entender melhor o motivo pelo qual essa alternativa é a correta e assimilar os conceitos envolvidos.

Absenteísmo, rotatividade e mudanças nos requisitos do trabalho são fatores que têm um impacto significativo no planejamento da gestão de pessoas. Não se pode subestimar esses elementos, pois eles afetam diretamente a eficiência, a produtividade e os custos operacionais das organizações.

Absenteísmo refere-se à frequência com que os colaboradores se ausentam do trabalho. Altos índices de absenteísmo podem indicar problemas como insatisfação no trabalho, problemas de saúde, ou questões pessoais que interferem na capacidade do indivíduo de comparecer ao trabalho regularmente. O impacto disso inclui a necessidade de substituições temporárias, que podem aumentar os custos e comprometer a continuidade das operações.

Rotatividade (ou turnover) se refere à taxa de entrada e saída de funcionários dentro de uma organização. Uma alta rotatividade pode indicar problemas na gestão de pessoas, como má remuneração, condições de trabalho inadequadas ou falta de oportunidades de crescimento. O impacto negativo inclui custos elevados de recrutamento e treinamento de novos funcionários, além da perda de conhecimento e experiência.

Mudanças nos requisitos do trabalho envolvem a necessidade de adaptar as habilidades e competências dos colaboradores às novas demandas organizacionais ou tecnológicas. Ignorar essas mudanças pode resultar em um quadro de funcionários inadequado para as necessidades atuais da empresa, o que pode afetar a competitividade e a eficiência da organização.

A proposição apresentada na questão afirma que esses fatores apresentam baixo impacto no planejamento da gestão de pessoas. No entanto, Chiavenato (1999) e diversos outros especialistas em gestão de pessoas destacam exatamente o contrário: esses fatores possuem um impacto significativo e não podem ser negligenciados.

Portanto, afirmar que absenteísmo, rotatividade e mudanças nos requisitos do trabalho têm baixo impacto no planejamento da gestão de pessoas é incorreto. Por isso, a alternativa correta é E - errado.

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

O turnover elevado (alta rotatividade de pessoal) afeta fortemente não só a gestão de pessoas como também o próprio planejamento estratégico da empresa visto que enfraquece a gestão de conhecimentos da empresa (porque se perde as Competências Habilidades e Atitudes das pessoas que deixam a empresa), tornando-a, consequentemente, menos competitiva.

"Jesus eu confio em vós"
O absenteísmo e a rotatividade nas organizações hoje em dia continuam sendo uma das principais preocupações dos gestores na questão da produtividade das organizações industriais, visto que as maiorias dos processos de produção são feitos em linha, ou seja, exista uma interdependência entre os setores.

http://www.administradores.com.br/artigos/economia-e-financas/motivacao-uma-arma-contra-o-absenteismo-e-a-rotatividade/47074/

A questão se torna errada ao falar que causa baixo impacto na organização, sendo que é justamente o contrário.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo