Segundo as diretrizes das políticas públicas brasileiras, a ...
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
Tema Central da Questão:
A questão aborda o tema da Educação das Relações Étnico-Raciais no contexto da Educação Básica no Brasil. Esse tema é parte das políticas públicas educativas e busca promover a igualdade racial e valorizar a diversidade étnico-cultural nas práticas pedagógicas. Compreender esse tema exige conhecimento sobre a importância de integrar a diversidade cultural e étnica no currículo escolar de forma a promover o respeito e a apreciação pelas diferenças.
Alternativa Correta: D - Estimular a conversa sobre a diversidade étnica e cultural, reforçando o conhecimento, respeito e a apreciação pelas diferenças.
A alternativa D é a correta porque sugere uma prática pedagógica que incentiva a integração das questões étnico-raciais no cotidiano escolar. Estimular o diálogo sobre diversidade promove um ambiente de respeito e compreensão, essencial para a convivência em uma sociedade plural. Esse tipo de abordagem contribui para a formação de alunos mais conscientes e respeitosos em relação às diferenças culturais e raciais.
Análise das Alternativas Incorretas:
A - Em datas comemorativas sempre abordar temas relacionados.
Embora abordar temas étnico-culturais em datas comemorativas seja importante, limitar-se a isso não é suficiente para promover uma educação inclusiva e contínua sobre a diversidade. A educação para a igualdade racial deve ser uma prática constante, não restrita a momentos específicos.
B - Dar ênfase ao conteúdo acadêmico proposto, priorizando o que está nos livros sem demais contribuições.
Essa alternativa sugere uma abordagem restritiva, que ignora a riqueza de outras formas de conhecimento e experiências culturais que não estão nos livros didáticos. A educação precisa ser mais abrangente para incluir diferentes perspectivas culturais e contribuir para a formação integral dos estudantes.
C - Importante abordar as relações étnico-raciais como um tópico separado do currículo geral para reduzir sua importância e impedir que seja integrado às demais disciplinas e atividades.
Essa alternativa vai contra o objetivo das políticas públicas, que é justamente integrar as questões étnico-raciais ao currículo. Tratar essas questões como secundárias impede seu reconhecimento e valorização no contexto educacional.
E - Evitar diálogos a respeito, pois agindo de forma neutra o risco de conflito é menor.
Evitar o diálogo sobre diversidade étnica e cultural reforça a invisibilidade e a falta de reconhecimento das questões raciais. A neutralidade, nesse caso, não é benéfica porque não enfrenta os preconceitos e desigualdades presentes na sociedade.
'Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo