Nesta tendência pedagógica, a avaliação tem pouco sentido, d...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q1732117 Pedagogia
Nesta tendência pedagógica, a avaliação tem pouco sentido, de modo que se privilegia a auto avaliação, tendo em vista que o foco da aprendizagem é a formação de atitudes do aluno, e suas transformações pessoais e internas. É conhecida como:
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Alternativa correta: D - Tendência pedagógica não diretiva.

A questão aborda as diferentes tendências pedagógicas, focando especificamente na forma como cada uma delas encara a avaliação e a aprendizagem do aluno. Para responder corretamente, é necessário entender as particularidades de cada tendência mencionada nas alternativas.

Justificativa da alternativa correta (D - Tendência pedagógica não diretiva):

A Tendência pedagógica não diretiva é centrada no aluno e valoriza a autonomia e a autoavaliação. Essa abordagem defende que a aprendizagem deve focar nas transformações pessoais e internas do aluno, incentivando a formação de atitudes e o desenvolvimento individual. Nessa perspectiva, o professor atua como um facilitador do processo educativo, promovendo um ambiente que favoreça a autonomia do aluno.

Por que as outras alternativas estão incorretas?

A - Tendência pedagógica libertária:

Embora também valorize a autonomia do aluno, a tendência pedagógica libertária tem um enfoque mais político e social, incentivando a libertação das estruturas opressoras da sociedade. A avaliação aqui tem um papel crítico, mas não se restringe à autoavaliação como principal método.

B - Tendência pedagógica crítica dos conteúdos:

Essa tendência está voltada para a análise crítica dos conteúdos e sua relação com a realidade social. A avaliação nesse contexto é vista como um processo contínuo e formativo, mas não é centrada na autoavaliação, pois valoriza a crítica dos conteúdos mais do que as transformações internas do aluno.

C - Tendência pedagógica histórico-crítica:

A tendência histórico-crítica foca na formação crítica do aluno em relação à história e às estruturas sociais. A avaliação é sistemática e voltada para a análise do contexto histórico e social, diferentemente da autoavaliação centrada nas mudanças internas do aluno, como na tendência não diretiva.

Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

Gabarito D

Não-diretivismo é uma linha de pensamento pedagógico em que os próprios alunos escolhem os assuntos a serem estudados, e estudam se quiserem, diferente de outras linhas em que esta escolha é feita por professores ou por uma equipe diretiva.

A Tendência Liberal Renovadora não-diretiva (Escola Nova) enfatiza a formação de atitudes, o método é baseado na facilitação da aprendizagem, onde aprender é modificar as percepções da realidade. O Professor é auxiliar das experiências

 "formação de atitudes do aluno"= NÃO É DIRECIONADO PELO PROFESSOR E SIM AUXILIADO.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo