Em relação às diferenças entre Asma e Doença Pulmonar Obstr...
(_) O tabagismo é a principal causa de DPOC, diagnosticada normalmente depois dos 40 anos de idade. Nessa condição, as alterações histopatológicas associadas à inflamação localizam-se predominantemente em pequenas vias aéreas e no parênquima pulmonar e resultam na destruição do tecido com restrição progressiva e irreversível do fluxo de ar.
(_) Diferentemente da DPOC, a asma é caracterizada como uma doença alérgica que se desenvolve na infância. Na asma, há correlação positiva entre as alterações histopatológica com a frequência de ataques e hiperresponsividade brônquica, que pode causar a obstrução intermitente do fluxo aéreo, geralmente reversível.
(_) Os principais tipos de células inflamatórias envolvidas na DPOC e na asma são diferentes. Eosinófilos e mastócitos são as principais células envolvidas na DPOC, enquanto, na asma, existe um predomínio de neutrófilos e macrófagos.
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
A alternativa correta para esta questão é a alternativa D.
Vamos analisar cada afirmativa para entender melhor as diferenças entre Asma e Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica (DPOC), conforme solicitado na questão.
1ª Afirmativa: "O tabagismo é a principal causa de DPOC, diagnosticada normalmente depois dos 40 anos de idade. Nessa condição, as alterações histopatológicas associadas à inflamação localizam-se predominantemente em pequenas vias aéreas e no parênquima pulmonar e resultam na destruição do tecido com restrição progressiva e irreversível do fluxo de ar."
Essa afirmativa está CERTA. A DPOC é realmente muito associada ao tabagismo, e é comum o diagnóstico ocorrer em indivíduos com mais de 40 anos. As alterações histopatológicas envolvem inflamação nas pequenas vias aéreas e parênquima pulmonar, levando a uma obstrução irreversível do fluxo de ar.
2ª Afirmativa: "Diferentemente da DPOC, a asma é caracterizada como uma doença alérgica que se desenvolve na infância. Na asma, há correlação positiva entre as alterações histopatológicas com a frequência de ataques e hiper-responsividade brônquica, que pode causar a obstrução intermitente do fluxo aéreo, geralmente reversível."
Essa afirmativa está CERTA. A asma é frequentemente diagnosticada na infância e é uma doença alérgica. As crises de asma estão associadas à hiper-responsividade brônquica, levando a uma obstrução do fluxo aéreo que costuma ser reversível com o tratamento adequado.
3ª Afirmativa: "Os principais tipos de células inflamatórias envolvidas na DPOC e na asma são diferentes. Eosinófilos e mastócitos são as principais células envolvidas na DPOC, enquanto, na asma, existe um predomínio de neutrófilos e macrófagos."
Essa afirmativa está ERRADA. Na verdade, na DPOC, as principais células inflamatórias envolvidas são os neutrófilos e macrófagos, enquanto na asma predominam eosinófilos e mastócitos. Portanto, os tipos de células inflamatórias mencionados na afirmativa estão trocados.
Com isso, a sequência correta é C - C - E, correspondendo à alternativa D.
Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
O gabarito está incorreto, pois a primeira afirmativa diz "resultam na destruição do tecido com RESTRIÇÃO progressiva e irreversível do fluxo de ar"; porém a DPOC é caracterizada por uma OBSTRUÇÂO, já que é uma doença obstrutiva.
A ALTERNATIVA CORRETA É: D - C - C - E.
ANÁLISE DAS AFIRMATIVAS:
- O tabagismo é a principal causa de DPOC, diagnosticada normalmente depois dos 40 anos de idade. Nessa condição, as alterações histopatológicas associadas à inflamação localizam-se predominantemente em pequenas vias aéreas e no parênquima pulmonar e resultam na destruição do tecido com restrição progressiva e irreversível do fluxo de ar.
- Certa (C). O tabagismo é a principal causa da DPOC, e as alterações histopatológicas resultam em destruição das vias aéreas e do parênquima pulmonar, levando a uma obstrução irreversível e progressiva do fluxo aéreo.
- Diferentemente da DPOC, a asma é caracterizada como uma doença alérgica que se desenvolve na infância. Na asma, há correlação positiva entre as alterações histopatológica com a frequência de ataques e hiperresponsividade brônquica, que pode causar a obstrução intermitente do fluxo aéreo, geralmente reversível.
- Certa (C). A asma é uma doença alérgica frequentemente iniciada na infância e está associada à hiperresponsividade brônquica e obstrução intermitente do fluxo aéreo, com reversibilidade da obstrução.
- Os principais tipos de células inflamatórias envolvidas na DPOC e na asma são diferentes. Eosinófilos e mastócitos são as principais células envolvidas na DPOC, enquanto, na asma, existe um predomínio de neutrófilos e macrófagos.
- Errada (E). Na DPOC, o predominante são neutrófilos e macrófagos. Na asma, os eosinófilos e mastócitos são as principais células inflamatórias envolvidas.
EM RESUMO:
- A DPOC é caracterizada por obstrução irreversível das vias aéreas, com predominância de neutrófilos e macrófagos.
- A asma é uma doença alérgica, mais comum na infância, com obstrução reversível das vias aéreas e predominância de eosinófilos e mastócitos.
PONTOS CHAVE:
- A DPOC é caracterizada por inflamação com neutrófilos e macrófagos.
- A asma apresenta uma inflamação com predominância de eosinófilos e mastócitos.
- A asma tem obstrução reversível, enquanto a DPOC é progressiva e irreversível.
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo