Sobre a assistência ventilatória e a fisioterapia em crianç...
Nos casos de hiperfluxo pulmonar, são comuns as crises de cianose, que acontecem nas situações de aumento da demanda metabólica e não cursam com lesão da membrana alveolocapila (1ª parte). Quando ocorre hipofluxo pulmonar, o extravasamento de líquido para o interstício leva a sintomas que se assemelham à congestão pulmonar, como desconforto respiratório e cansaço aos esforços. A redução do surfactante e o edema da mucosa brônquica associados ao prejuízo do clearance mucociliar predispõem a criança às infecções pulmonares de repetição, que culminam com alteração crônica da via aérea, como bronquiectasias (2ª parte). É de suma importância a propedêutica pulmonar na avaliação tanto ambulatorial quanto intra-hospitalar, que permeia o atendimento fisioterapêutico e dá subsídio clínico para a construção de prognóstico da qualidade de vida (3ª parte).
A sentença está:
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
A alternativa correta é: B - Correta somente em sua 3ª parte.
Explicação do tema:
Na assistência ventilatória e fisioterapia em crianças com cardiopatias congênitas, é importante entender as condições de hiperfluxo e hipofluxo pulmonar. O hiperfluxo pulmonar refere-se ao aumento do fluxo de sangue nos pulmões, o que não é diretamente associado a crises de cianose causadas por aumento da demanda metabólica ou lesões na membrana alveolocapilar. Por outro lado, o hipofluxo pulmonar pode resultar em sintomas semelhantes à congestão pulmonar, como desconforto respiratório, e predispor a infecções pulmonares devido à redução do surfactante e edema da mucosa brônquica.
Justificativa das alternativas:
Alternativa A: A sentença como um todo não está correta, pois, como mencionado, a primeira parte comete um erro ao descrever as causas das crises de cianose.
Alternativa C: Apenas a terceira parte é correta. A primeira parte está incorreta em sua descrição sobre hiperfluxo pulmonar, como já discutido.
Alternativa D: Esta alternativa também está incorreta, pois incluiu a segunda parte, que, apesar de descrever corretamente algumas condições, a primeira parte ainda permanece incorreta.
A terceira parte do enunciado destaca corretamente a importância da propedêutica pulmonar tanto em ambientes ambulatoriais quanto intra-hospitalares, ajudando a guiar o atendimento fisioterapêutico e contribuindo para o prognóstico da qualidade de vida dessas crianças.
Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
Alguém sabe explicar as alternativas?
Alternativa correta: B. Correta somente em sua 3ª parte.
Justificativa:
- 1ª parte: Incorreta. As crises de cianose ocorrem em situações de aumento da demanda metabólica, mas podem cursar com lesão da membrana alveolocapilar, especialmente em casos graves.
- 2ª parte: Correta. O hipofluxo pulmonar pode levar ao extravasamento de líquido para o interstício, resultando em sintomas semelhantes à congestão pulmonar, como desconforto respiratório e cansaço aos esforços. A redução do surfactante, o edema da mucosa brônquica e o prejuízo do clearance mucociliar predispõem a criança a infecções pulmonares de repetição e bronquiectasias.
- 3ª parte: Correta. A propedêutica pulmonar é de suma importância na avaliação de crianças com cardiopatias congênitas, tanto no ambiente ambulatorial quanto intra-hospitalar. Esse cuidado permeia o atendimento fisioterapêutico e fornece subsídios clínicos para a construção de um prognóstico de qualidade de vida.
Análise das demais alternativas:
- A) Totalmente correta: Incorreto, pois a 1ª parte está errada.
- C) Correta somente em suas 1ª e 2ª partes: Incorreto, pois a 1ª parte está errada.
- D) Correta somente em suas 2ª e 3ª partes: Incorreto, pois a 1ª parte está errada.
Em resumo: A sentença está correta somente em sua 3ª parte.
Pontos chave:
- Crises de cianose: Podem cursar com lesão da membrana alveolocapilar.
- Hipofluxo pulmonar: Resulta em sintomas semelhantes à congestão pulmonar e aumenta o risco de infecções pulmonares de repetição.
- Propedêutica pulmonar: Importante na avaliação e prognóstico de crianças com cardiopatias congênitas.
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo