No que diz respeito à construção de um requerimento, são fei...
I. O nome da pessoa a que se destina esse tipo de expediente deve sempre ser mencionado junto ao nome do cargo que ocupa.
II. A justificativa do que está sendo requerido deve, obrigatoriamente, ser mencionada no início do corpo do texto.
III. A data deve vir ao final desse tipo de expediente, colocada imediatamente após o pedido de deferimento.
Está (ão) correta(s) apenas a(s) afirmativa(s)
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
REQUERIMENTO Documento pelo qual o interessado solicita ao Poder Público algo a que se julga com direito, ou para se defender de ato que o prejudique. Suas partes componentes são:
1. Vocativo: a palavra Senhor, precedida da forma de tratamento, o título completo da autoridade a quem se destina, seguida de vírgula. 2. Preâmbulo: nome do requerente (em maiúsculas), seguido dos dados de identificação: nacionalidade, estado civil, filiação, idade, naturalidade, domicílio, residência etc. Sendo funcionário do órgão, apresentar apenas os dados de identificação funcional. 3. Texto: exposição do pedido, de forma clara e objetiva, citando o fundamento legal que permite a solicitação. 4. Fecho: parte que encerra o documento, usando-se, alinhada à esquerda a fórmula: Nestes Termos, Pede Deferimento. 34 5. Local e data, por extenso. 6. Assinatura do requerente. Observação: Entre o vocativo e o preâmbulo é praxe deixarem-se oito espaços.
garabito D
GABARITO: LETRA D
Requerimento: É o instrumento por meio do qual o interessado requer a uma autoridade administrativa um direito do qual se julga detentor.
Estrutura:
- Vocativo, cargo ou função (e nome do destinatário), ou seja, da autoridade competente.
- Texto incluindo: Preâmbulo, contendo nome do requerente (grafado em letras maiúsculas) e respectiva qualificação: nacionalidade, estado civil, profissão, documento de identidade, idade e domicílio
(caso o requerente seja servidor da Câmara dos Deputados, precedendo à qualificação civil deve ser colocado o número do registro funcional e a lotação); Exposição do pedido, de preferência indicando os fundamentos legais do requerimento e os elementos probatórios de natureza fática.
- Fecho: “Nestes termos, Pede deferimento”.
- Local e data.
- Assinatura e, se for o caso de servidor, função ou cargo.
FONTE: MAX EDUCA
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo