O deslocamento de partículas de solo por impacto de gotas de...
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
CERTA.
As gotas de chuva deslocam partículas do solo, causando erosão.
As gotículas de chuva, ao caírem em um barranco ou em qualquer outro terreno, provocam a saltação (splash erosion) das partículas, tendo assim o que se chama de “ação mecânica das gotas da chuva”, e é justamente esta que provoca o arrancamento e o deslocamento de partículas. Quando o escoamento pluvial acontece é porque a quantidade de chuva caída em uma determinada área é maior que o poder de infiltração, dessa maneira formando as enxurradas, que irá esculpir de várias maneiras os locais por onde passar. A ação das enxurradas vai, pouco a pouco, retirando a camada fértil do solo, tornando-o cada vez mais improdutivo. Além disso, as enxurradas arrancam plantas e fazem desmoronar barrancos.
A ação da água da chuva e, mais especificamente, o impacto das gotas sobre o solo (efeito splash) pode dar origem a um processo denominado erosão hídrica, caracterizado pela ação de desagregação, transporte e deposição das partículas minerais e demais componentes a elas aderidos, como defensivos e fertilizantes agrícolas, matéria orgânica, biota do solo, sementes, entre outros materiais. De modo geral, quanto maior a intensidade e duração da chuva, maior a probabilidade de que a capacidade de infiltração de água no solo seja superada ou que este atinja o ponto de saturação mais rapidamente, dando origem a escoamentos superficiais, com diferentes características de fluxo, tais como: laminar, linear (concentrado), difuso e anastomosado. A água que continua a precipitar e escoa pelo terreno tem seu maior ou menor potencial erosivo relacionado à frequência e intensidade das chuvas bem como a características topográficas e de relevo, como comprimento e grau do declive, tipo de solo e susceptibilidade a erosão, cobertura vegetal e manejo do solo, práticas conservacionistas, entre outros fatores. Ravinas e voçorocas são estágios avançados da erosão hídrica, sendo condicionadas principalmente pelo escoamento concentrado da água da chuva e pela dinâmica hídrica em subsuperfície. Estas feições erosivas, em relação aos sulcos superficiais, não permitem o tráfego de maquinário agrícola, impedindo a reversão do processo por técnicas simples de preparo do solo. A ausência de controle dos processos erosivos pode mobilizar dezenas de hectares, e até mesmo inviabilizar a atividade econômica em uma propriedade agrícola.
Fonte: https://lume.ufrgs.br/bitstream/handle/10183/189684/001007309.pdf?sequence=1&isAllowed=y
O deslocamento de partículas de solo por impacto de gotas de chuva, conhecido como efeito splash, é um dos mecanismos causadores de erosão.
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo