A tricotomia refere-se ao ato de raspar ou cortar os pelos d...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q2509453 Enfermagem
A tricotomia refere-se ao ato de raspar ou cortar os pelos de uma determinada área do corpo. Esse procedimento é comumente realizado em ambientes de saúde para preparar a pele antes de procedimentos cirúrgicos, inserção de cateteres, aplicação de curativos ou quando é necessário manter a área livre de pelos por razões clínicas. Em relação a esse procedimento, assinale a alternativa INCORRETA. 
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Vamos analisar a questão sobre tricotomia e entender por que a alternativa D é a INCORRETA.

**Tricotomia** é o procedimento de raspar ou cortar os pelos de uma área do corpo, geralmente realizado para preparar a pele antes de cirurgias, inserções de cateteres, aplicação de curativos ou por outras razões clínicas. Este procedimento deve ser feito com cuidado para evitar infecções ou lesões na pele.

**Alternativa Correta**: D - Deve-se tricotomizar a área com cuidado, não esticando a pele a fim de evitar ferimentos.

A explicação para isso é que ao realizar a tricotomia, é importante esticar a pele para evitar cortes e lesões. Esticar a pele proporciona uma superfície mais lisa e facilita o corte dos pelos com menos resistência, reduzindo o risco de machucar a pele. Portanto, a orientação de "não esticar a pele" está INCORRETA.

Vamos agora entender as outras alternativas:

A - Solução antisséptica: Aplicar solução antisséptica antes da tricotomia é uma prática comum para reduzir o risco de infecção. Utilizar o aparelho de barbear tradicional com a mão dominante também é correto porque proporciona mais controle.

B - Sentido dos pelos: Remover os pelos no sentido do crescimento deles é uma técnica que ajuda a evitar lesões e irritações na pele, especialmente ao usar um aparelho de barbear tradicional.

C - Barbeador elétrico: Quando se usa um barbeador elétrico, cortar os pelos no sentido contrário ao crescimento e em movimentos circulares é uma prática recomendada para um corte mais eficiente.

E - Área íntima: Colocar um biombo ao realizar a tricotomia em uma área íntima é uma medida para garantir o conforto e a privacidade do paciente, o que é uma prática adequada e respeitosa.

Portanto, a alternativa D é a INCORRETA, porque a prática correta é esticar a pele durante a tricotomia para evitar lesões.

Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

A questão aborda práticas adequadas para a realização da tricotomia em contextos clínicos. A alternativa INCORRETA é a alternativa D, pois ela sugere que a pele não deve ser esticada durante o procedimento de tricotomia para evitar ferimentos. No entanto, ao contrário do que é afirmado na alternativa D, esticar a pele é uma prática recomendada ao realizar tricotomia, pois isso ajuda a evitar cortes e lesões ao proporcionar uma superfície mais lisa e uniforme para a remoção dos pelos. Portanto, a alternativa D é incorreta porque contraria essa prática segura e eficaz recomendada nos protocolos de tricotomia.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo