A respeito da Conjuração Baiana, analise as assertivas abaix...
( ) A Conjuração Baiana, também conhecida como Conjuração dos Alfaiates, ocorrida na Bahia em 1798, reuniu diferentes camadas sociais ligadas ao meio urbano, como artesãos, soldados, escravos ou negros libertos.
( ) Podemos apontar como uma das causas da revolta as condições de vida dos moradores de Salvador, como a pobreza e a escassez de alimentos.
( ) Os conspiradores defendiam a Proclamação da República, mas assim como em outras revoltas coloniais, o fim da escravidão não era uma das pautas dos revoltosos.
( ) A principal inspiração da revolta foi a Revolução Francesa, por isso aliaram as aspirações de independência com as reivindicações sociais.
A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:
- Gabarito Comentado (1)
- Aulas (11)
- Comentários (6)
- Estatísticas
- Cadernos
- Criar anotações
- Notificar Erro
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
A Conjuração Baiana , acontecida em 1798, diferentemente da Inconfidência Mineira, teve liderança e participação popular acentuada. A Revolta na região das Geraes foi liderança e levada adiante por uma dada elite econômica e cultural. Por isso mesmo, apesar de defender o republicanismo, não avançava na questão da abolição da escravidão. Nenhuma das duas foi bem sucedida mas seu impacto foi diferente, assim como propostas e lideranças. A revolta baiana , apesar da repressão, influenciou outros movimentos como a independência (1822), a Revolta do Malês (1835) e a abolição da escravatura (1888).
Além de dados em formato digital, há a publicação A Conjuração Baiana , de Luis Henrique Dias Tavares , que analisa o movimento com mais detalhes.
1- VERDADEIRA- A Conjuração Baiana, de 1798 teve um caráter popular bastante acentuado, o que não havia sido muito comum em outras revoltas, nas quais houve participação, e até liderança , da elite proprietária
2- VERDADEIRA- A região de Salvador, desde quando houve a transferência do eixo econômico e da capital para o sudeste, não conseguiu manter sua situação econômica. E, quem mais sofreu foi a população de baixa renda, com miséria e desemprego.
3- FALSA- Além da independência, a pauta da abolição da escravidão estava presente, até mesmo por influência da revolução no Haiti, feita por africanos e descendentes, escravizados e libertos.
4- VERDADEIRA- A Conjuração Baiana, como outras que aconteceram no continente americano à época, sofreu influência do ideário e proposta da Revolução Francesa.
A) INCORRETA
B) INCORRETA
C) CORRETA- Somente a terceira afirmativa é falsa
D) INCORRETA
E) INCORRETA
RESPOSTA: C
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
C
V – V – F – V.
Pra cima!!!! CFO PMBA!!!!!!!!!!!
Os conspiradores defendiam a Proclamação da República, mas assim como em outras revoltas coloniais, o fim da escravidão não era uma das pautas dos revoltosos. (ERRADO) Foi um movimento separatista (ficou apenas na fase conspiração), tinha caráter mais popular e com maior profundidade social e DEFENDIA O FIM DA ESCRAVIDÃO).
Sem certeza
RUMO À APM-BA
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo