Integram o Sistema Único de Saúde (SUS) os serviços público...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q2069068 Saúde Pública
Integram o Sistema Único de Saúde (SUS) os serviços públicos de saúde e os serviços privados contratados ou conveniados, sendo executados de acordo com as diretrizes previstas na Lei nº 8.080/90, Art. 7º, respeitando, assim, os princípios estabelecidos. Considerando as informações anteriores, relacione os princípios às suas respectivas características.
1. Universalidade de acesso. 2. Integralidade de assistência. 3. Igualdade.
( ) A assistência à saúde deve ser de maneira independente de estereótipos ou prerrogativas de qualquer espécie. ( ) O conjunto vinculado e constante das ações e serviços preventivos e curativos, sejam eles individuais ou coletivos, devem abranger todos os níveis de complexidade do sistema de acordo com cada caso. ( ) Os serviços de saúde devem atingir todos os níveis de assistência.
A sequência está correta em 
Alternativas

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

A alternativa correta seria a letra A.

O SUS (Sistema Único de Saúde) é o modelo adotado pelo Brasil para planejamento e execução de ações e serviços visando à promoção, proteção e recuperação da saúde. Foi criado pela Constituição Federal de 1988 e é regido pelos seguintes princípios:

  • Universalidade: garantia de acesso de toda e qualquer pessoa a toda e qualquer ação e serviço de saúde. Antes da instituição do SUS, o acesso aos serviços de saúde só era garantido apenas às pessoas que contribuíam para a previdência social.
  • Igualdade: é a garantia de acesso de qualquer pessoa, em igualdade de condições, aos diferentes níveis de complexidade do sistema, de acordo com a necessidade clínica.
  • Integralidade: significa, primeiramente, que as ações e serviços de saúde devem visar não só a recuperação (cura), mas também a promoção e a proteção da saúde (prevenção). Além disso, a assistência integral implica atendimento individualizado, segundo suas necessidades particulares, e em todos os níveis de complexidade. A assistência integral deve se pautar nas reais necessidades terapêuticas, sem acrescentar o que possa ser considerado supérfluo ou desnecessário ou retirar o essencial ou relevante.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo