Tendo o texto acima como referência inicial e considerando...
A globalização produziu ganhadores e perdedores, solidez e fragilidade. A maior de todas as fragilidades da globalização é justamente o que lhe dá sustentação, a simultaneidade de processos e a interligação instantânea dos mercados, via Internet. Essa situação propiciou o aumento da produção e o barateamento dos produtos, dando chance aos países de crescer rapidamente sem despertar o dragão inflacionário. O lado negativo da integração é que a queda de um grande parceiro pode arrastar todos os demais. Foi esse o perigo que o mundo correu e corre quando a economia que responde por 25% de toda a riqueza planetária, os Estados Unidos da América (EUA), escorregou feio em uma casca de banana que, paradoxalmente, estava à vista de todos havia muito tempo.
China e Índia, citadas como exemplos marcantes de países emergentes na atualidade, creditam parcela significativa de seu êxito ao fato de terem promovido reformas políticas que as levaram a adotar o modelo de democracia ocidental.
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
Estamos vendo o exemplo de democracia que eles dão ao mundo
Errado. A China NÃO é uma democracia é uma ditadura e essa ditadura censura à imprensa a internet e persegue seus opositores os levando a prisão.
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo