Observe a charge. Sobre as invasões bárbara...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q907536 História

Observe a charge.


Imagem associada para resolução da questão


Sobre as invasões bárbaras ao Império Romano é correto afirmar:

Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

Império Romano do Ocidente teve como uma das principais causas de sua queda as invasões bárbaras protagonizadas pelos povos germânicos que habitavam a região a leste das fronteiras do Império. Ao lado da decadência da economia escravista e da desestruturação militar, as invasões bárbaras foram apontadas por historiadores como um dos principais processos que levaram ao fim do maior império da Antiguidade, em 476 d.C.

Gabarito: A

O colapso do Império

"Em 406, diversos povos germânicos, entre os quais os vândalos e os suevos, cruzaram o rio Reno e penetraram em território romano. Quatro anos depois, os visigodos saquearam Roma durante seis dias e marcharam para a península Ibérica, onde se fixaram. Os vândalos, por sua vez, atravessaram a Europa ocidental e se estabeleceram no norte da África. Enquanto isso, outras regiões do Império também eram ocupadas pelos germânicos: os burgúndios fundaram seu reino no vale do rio Ródano (sul da França atual); anglos, saxões e jutos estabeleceram-se na Bretanha; os francos se fixaram na Gália do norte (França atual).

Em 476, finalmente, Odoacro, rei dos hérolus, depôs Rômulo Augústulo, último homem a governar o Império Romano do Ocidente. Da Roma todo-poderosa dos séculos anteriores, restava apenas o Império Romano do Oriente, que se manteria ainda por aproximadamente mil anos."

Fonte: Toda a História: história geral e do Brasil (2009. p. 89)

 

"Nossa maior fraqueza está em desistir. O caminho mais certo de vencer é tentar mais uma vez." (Thomas Edison) 

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo