A respeito do serviço de protocolo de um órgão público, a a...
- Gabarito Comentado (1)
- Aulas (3)
- Comentários (5)
- Estatísticas
- Cadernos
- Criar anotações
- Notificar Erro
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
Vamos analisar a questão sobre o serviço de protocolo em um órgão público.
Gabarito: Alternativa B
A alternativa correta é a alternativa B, que define a autuação como o ato de formalizar um processo, atribuindo-lhe numeração única, fazendo os registros devidos em sistema informatizado ou em livro de controle e entregando o número de protocolo ao interessado. Esse procedimento é essencial para garantir a organização e o controle dos documentos dentro do órgão público, permitindo um acompanhamento eficiente do andamento dos processos.
Agora, vamos entender por que as outras alternativas estão incorretas:
A - Unir definitivamente um processo a outro, passando ambos a constituírem um só documento, é conhecido como apensação ou anexação, e não autuação. Embora seja uma atividade importante dentro do manejo de documentos, ela não corresponde ao conceito de autuação.
C - Proferir uma decisão no processo sobre assunto submetido à apreciação de autoridade administrativa é um ato decisório ou despacho. Esse é o momento em que a autoridade competente analisa e decide sobre as questões levantadas no processo, mas não se trata da autuação.
D - Retirar documentos e peças já juntados ao processo, mediante autorização expressa da autoridade competente, refere-se ao ato de desapensação ou desanexação. Este ato é contrário ao de anexar e também não se relaciona com a autuação.
E - Arquivar um processo que já tenha alcançado o objetivo para o qual foi constituído é o ato de encerramento ou arquivamento do processo. Esse é o momento final de um processo, quando ele é guardado definitivamente, e não tem relação com a autuação.
Assim, a alternativa B é a única que descreve corretamente o conceito de autuação dentro de um serviço de protocolo.
Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
Gabarito LETRA B
Autuação é o termo que caracteriza a abertura do processo, é feita depois do registro do documento.
Exemplo: Chegou um pedido de aposentadoria, transformar-se-á em processo de aposentadoria.
Gabarito: B
AUTUAÇÃO : é o termo que caracteriza a abertura do processo.
☑ GABARITO: LETRA B
É o procedimento no qual documentos são transformados em processos. Tal operação exige a inserção de capa específica, a numeração das páginas que irão constituir o processo e ainda a atribuição de um número que o identificará. Na prática, esta atividade é conhecida como abertura ou formação de processos.
⇉ GRAN CURSOS.
(A) unir definitivamente um processo a outro, passando ambos, deste momento em diante, a constituírem um só documento. Refere-se à Juntada por Anexação, isto é, a união, em caráter definitivo e irreversível de documento(s), avulso(s) ou processo(s), a outro processo, desde que referentes a um mesmo interessado ou assunto, visando à continuidade da ação administrativa.
(B) formalizar um processo, atribuindo-lhe numeração única, fazendo os registros devidos em sistema informatizado ou em livro de controle e entregando o número de protocolo ao interessado. Correta. Definição de autuação, que é o ato de reunir e ordenar os documentos avulsos recebidos em unidade protocolizadora, visando à formação de processo.
(C) proferir uma decisão no processo sobre assunto submetido à apreciação de autoridade administrativa. Refere-se ao Despacho, que é a forma por meio da qual a autoridade competente dá continuidade a uma ação administrativa ou firma decisões em documentos, avulsos ou processos.
(D) retirar documentos e peças já juntados ao processo, mediante autorização expressa da autoridade competente. Pode se referir tanto ao desentranhamento (retirada de folhas/documentos de um processo de forma definitiva) quanto ao desmembramento (retirada de folhas/documentos de um processo de forma definitiva, com o objetivo de formar um novo processo), sendo que ambas devem ocorrer mediante justificativa.
(E) arquivar processo que já tenha alcançado o objetivo para o qual foi constituído. Conceito de Arquivamento, que é a guarda do documento, avulso ou processo, uma vez cessada a sua tramitação e findada a ação administrativa que determinou a produção do documento.
Fonte: Portaria Interministerial Nº 1.677, de 7 de outubro de 2015.
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo