A proposição ¬B ->A é equivalente à proposição A -> B.

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q148810 Raciocínio Lógico
Uma proposição é um a sentença que pode ser julgada verdadeira (V) ou falsa (F). As proposições normalmente são representadas pelas letras maiúsculas A, B, C etc. A partir de duas proposições, pode-se formar novas proposições compostas, empregando-se o conectivo “e”, indicado por ∧ o conectivo “ou”, indicado por ∨,e o condicional “se A então B”, indicado por A->B. Emprega-se também o modificador “não”, indicado por ¬, para produzir a negação de uma proposição. O julgamento de uma proposição composta depende do julgamento de suas proposições componentes. Considerando todos os possíveis julgamentos V ou F para as proposições A e B, tem-se a seguinte tabela-verdade para algumas proposições compostas.

Imagem 004.jpg

Duas proposições são equivalentes quando têm a mesma tabela-
verdade. Com base nessas informações, julgue os itens a seguir.

A proposição ¬B ->A é equivalente à proposição A -> B.
Alternativas

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

ENUNCIADO
Uma proposição é um a sentença que pode ser julgada verdadeira (V) ou falsa (F). As proposições normalmente são representadas pelas letras maiúsculas A, B, C etc. A partir de duas proposições, pode-se formar novas proposições compostas, empregando-se o conectivo “e”, indicado por ; o conectivo “ou”, indicado por , e o condicional “se A então B”, indicado por AB. Emprega-se também o modificador “não”, indicado por ¬, para produzir a negação de uma proposição. O julgamento de uma proposição composta depende do julgamento de suas proposições componentes. Considerando todos os possíveis julgamentos V ou F para as proposições A e B, tem-se a seguinte tabela-verdade para algumas proposições compostas
 
Duas proposições são equivalentes quando têm a mesma tabelaverdade. Com base nessas informações, julgue os itens a seguir.

A proposição ¬BA é equivalente à proposição AB
ERRADO - Para se obter uma condicional equivalente a outra, nega-se o consequente "se então" nega-se o antecedente
Portanto para negar ¬BA teríamos que:
1. Negar A: ¬A
2. Condicional: 
3. Negar ¬B: B


¬A  B
Para obter a equivalência da condicional na própria condicional basta inverter e negar: (A→B) = (¬B→¬A) já para a equivalência dela na disjunção inclusiva (v) eu uso a regra do NEMO (nega a 1º ou mantém a 2º) ficaria assim: (¬AvB) podendo utilizar-se da comutativa: (Bv¬A).

Bons Estudos!!!
o condicional somente e equivalente dele mesmo quando e contra-positiva, ou seja A -> B = ~B -> ~A . ERRADA 

Equivalência = 1º opção >>>> Nega e inverte tudo e mantém o sinal; 2º opção >>>> Nega a 1º e troca por v.

GABARITO ERRADO 

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo