Assinale a opção que indica os casos em que a transferrina,...
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
O tema central da questão é a avaliação nutricional bioquímica, especificamente o uso da transferrina como indicador do estado nutricional e da presença de determinadas condições de saúde. Para resolver essa questão, é necessário entender como a transferrina se comporta em diferentes situações clínicas.
A transferrina é uma proteína que transporta ferro no sangue. Alterações nos níveis de transferrina podem indicar estados nutricionais e condições de saúde específicos. Vamos analisar cada alternativa:
Alternativa A - carência de ferro e doença hepática crônica: Esta é a alternativa correta. Na carência de ferro, o organismo aumenta a produção de transferrina para captar mais ferro disponível, resultando em níveis elevados de transferrina. Em doenças hepáticas crônicas, como a cirrose, a síntese de proteínas, incluindo a transferrina, está prejudicada, levando à diminuição de seus níveis.
Alternativa B - gravidez e sangramento crônico: Durante a gravidez, os níveis de transferrina podem aumentar, mas isso não se aplica ao caso de sangramento crônico, que também pode elevar a transferrina devido à perda de ferro.
Alternativa C - neoplasia e sobrecarga de ferro: Em casos de neoplasia, os níveis de transferrina podem variar, mas a sobrecarga de ferro geralmente está associada à diminuição da produção de transferrina, o que torna esta combinação incorreta.
Alternativa D - neoplasia e hepatite aguda: Similar à alternativa anterior, essa combinação não explica adequadamente o aumento e a redução dos níveis de transferrina, pois hepatite aguda não está diretamente relacionada a uma diminuição específica da transferrina.
Alternativa E - anemia e neoplasia: A anemia pode elevar a transferrina, mas nem todas as neoplasias afetam a transferrina de forma significativa para justificar sua redução.
Ao analisar as opções, fica claro que a alternativa A é a única que de fato reflete as condições em que a transferrina está aumentada e reduzida, respectivamente. Entender como as condições clínicas afetam os níveis de transferrina é crucial para interpretar corretamente resultados laboratoriais em avaliações nutricionais.
Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!
```Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
Se tem ferro suficiente, estará carreando o ferro para ser utilizado. Se não tiver, a transferrina vai sobrar na c.s e aumentar os níveis. É inversamente proporcional.
A medida que ocorre a deficiência de Fe no organismo, este adaptará de uma maneira para compensar o problema.
A MEDIDA QUE A DEPLEÇÃO PIORA:
TRANSFERRINA: AUMENTA
FERRITINA: DIMINUI
ABSORÇÃO DE FERRO: AUMENTA
FERRO PLASMÁTICO: DIMINUI
SATURAÇÃO DE TRANSFERRINA: O ferro reduz e a TIBC: aumenta = Saturação REDUZIDA
*TIBC: Capacidade de ligação da transferrina para transportar o Ferro.
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo