Na base dos estudos desenvolvimentistas, subsiste a idéia de...
Na base dos estudos desenvolvimentistas, subsiste a idéia de que o desenvolvimento do capitalismo e da produção em massa é uma meta histórica que seria alcançada mediante um lento, mas inevitável movimento de mudança social. Cada estágio de desenvolvimento econômico representaria o avanço de uma sociedade em direção à meta almejada. Um outro princípio, caro ao desenvolvimentismo, é considerar como causa do subdesenvolvimento os entraves ao desenvolvimento normal das forças produtivas. A respeito desse tema, assinale a opção correta.
- Gabarito Comentado (0)
- Aulas (3)
- Comentários (1)
- Estatísticas
- Cadernos
- Criar anotações
- Notificar Erro
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
Discordo do gabarito. Segundo pesquisei a resposta (mais) exata seria a D.
Os desenvolvimentistas, especialmente os da Cepal, argumentavam que o subdesenvolvimento era resultado da dependência econômica dos países periféricos em relação aos países centrais. Essa dependência, marcada pela exploração e pela desigualdade, impedia o desenvolvimento autônomo e sustentável dos países subdesenvolvidos.
Teóricos da dependência como Celso Furtado e André Gunder Frank argumentavam que o sistema capitalista global exacerbava o subdesenvolvimento por meio da exploração das economias periféricas e da concentração de riqueza nas economias centrais. Para eles, o subdesenvolvimento não era uma fase transitória, mas uma condição estrutural associada à inserção desigual no sistema capitalista internacional.
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo