Com relação às drogas que atuam em receptores de junções ne...
- Gabarito Comentado (1)
- Aulas (3)
- Comentários (2)
- Estatísticas
- Cadernos
- Criar anotações
- Notificar Erro
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
A alternativa correta é a alternativa C.
Explicando a alternativa correta:
A alternativa C afirma que "A tubocurarina é uma droga derivada do curare, um veneno paralisante utilizado para a caça por índios da América do Sul, que provoca a morte por atingir primeiro os músculos responsáveis pela respiração."
Isso está correto porque o curare é uma substância que age como um bloqueador neuromuscular, impedindo a ação dos neurotransmissores na junção neuromuscular. A tubocurarina, derivada do curare, é usada em anestesia para provocar relaxamento muscular. Esse bloqueio pode levar à paralisia dos músculos esqueléticos, incluindo os músculos respiratórios, o que pode resultar em morte por asfixia se não houver suporte respiratório.
Analisando as alternativas incorretas:
Alternativa A: "Antagonistas desses receptores podem ser utilizados como anestésicos e analgésicos, por bloquearem as inervações autonômicas e de dor."
Esta alternativa está incorreta porque os antagonistas dos receptores neuromusculares são usados principalmente como bloqueadores musculares durante cirurgias, e não como anestésicos ou analgésicos. Eles não bloqueiam a dor ou as inervações autonômicas diretamente.
Alternativa B: "Para que sejam utilizados com segurança, a dose a ser aplicada deve gerar uma ocupação de receptores não superior a 50%."
Esta alternativa está incorreta porque a ocupação segura dos receptores para bloquear a contração muscular pode variar e não há um limite fixo de 50%. Na prática clínica, a dosagem é ajustada com base na resposta do paciente e no tipo de procedimento.
Alternativa D: "O trimetafano é um exemplo de medicamento utilizado frequentemente em cirurgias para produzir, por efeitos diretos, bradicardia."
Esta alternativa está incorreta porque o trimetafano é um bloqueador ganglionar usado para controlar a pressão arterial durante cirurgias, mas não atua diretamente para produzir bradicardia. Seu efeito principal é a vasodilatação e a redução da pressão arterial.
Alternativa E: "Alguns bloqueadores neuromusculares, como o pancurônio, podem levar à liberação de histamina por mastócitos, o que, por sua vez, pode gerar broncoespasmo e aumento da secreção brônquica."
Embora esta alternativa tenha elementos verdadeiros, é uma generalização incorreta. O pancurônio, especificamente, é menos propenso a causar liberação de histamina. Outros bloqueadores neuromusculares, como a tubocurarina, são mais conhecidos por esse efeito.
Espero que essa explicação tenha te ajudado a compreender melhor o tema e a resolver a questão. Se tiver mais alguma dúvida, estou à disposição!
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
A: ERRADO: Bloqueadores neuromusculares não inibem a dor. Recomenda-se o uso de anestésicos.
B: ERRADO: A interferência na concentração da musculatura não ocorrerá até que 75 a 80% dos receptores na fibra muscular estejam ocupados pelo agente curarizante, e a completa interrupção da contração ocorre apenas quando houver a ocupação de 90 a 95% dos receptores.
C: ERRADO: Os músculos responsáveis pela respiração são os últimos a serem atingidos
D: CORRETA
E: A histamina inibe a secreção bronquica
Pancurônio não causa liberação de histamina.
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo