O Art. 879, § 1º, da CLT, prescreve que, na liquidação, não ...
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
B. A atualização dos créditos decorrentes de condenação judicial será feita pela Taxa Referencial (TR), divulgada pelo Banco Central do Brasil, conforme a Lei nº 8.177, de 1º de março de 1991.
Errado. A Taxa Referencial (TR) não é mais utilizada para atualização de créditos decorrentes de condenação judicial. Atualmente, a atualização se dá pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo Especial (IPCA-E) ou pelo índice que estiver vigente conforme a jurisprudência do STF e STJ.
.
ADC 5- Decisão: O Tribunal, por maioria, julgou parcialmente procedente a ação, para conferir interpretação conforme à Constituição ao art. 879, § 7º, e ao art. 899, § 4º, da CLT, na redação dada pela Lei 13.467 de 2017, no sentido de considerar que à atualização dos créditos decorrentes de condenação judicial e à correção dos depósitos recursais em contas judiciais na Justiça do Trabalho deverão ser aplicados, até que sobrevenha solução legislativa, os mesmos índices de correção monetária e de juros que vigentes para as condenações cíveis em geral, quais sejam a incidência do IPCA-E na fase pré-judicial e, a partir da citação, a incidência da taxa SELIC (art. 406 do Código Civil)
ADC 5- Decisão: O Tribunal, por maioria, julgou parcialmente procedente a ação, para conferir interpretação conforme à Constituição ao art. 879, § 7º, e ao art. 899, § 4º, da CLT, na redação dada pela Lei 13.467 de 2017, no sentido de considerar que à atualização dos créditos decorrentes de condenação judicial e à correção dos depósitos recursais em contas judiciais na Justiça do Trabalho deverão ser aplicados, até que sobrevenha solução legislativa, os mesmos índices de correção monetária e de juros que vigentes para as condenações cíveis em geral, quais sejam a incidência do
-- IPCA-E na fase pré-judicial
-- e, a partir da citação, a incidência da taxa SELIC (art. 406 do Código Civil)
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo